Chega ao Brasil uma IA que ensina pessoas a investir em ações; conheça-a
A promessa é ajudar pessoas físicas a investirem, ao usar sistema que dá recomendações partindo de dados de mais de 37 mil companhias em 134 bolsas espalhadas pelo mundo.
A Inteligência Artificial (IA), cada vez mais, está entrando em todos os setores da sociedade. E, agora, chega com os dois pés na porta ao mercado de investimentos.
Na última terça-feira, 5 de setembro, a plataforma de acompanhamento de investimentos Status Invest lançou a Status Alpha. A ferramenta utiliza IA para recomendar papéis em mais de 37 mil companhias, em 137 bolsas de valores do mundo todo — dentre elas, a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
A ideia da ferramenta é auxiliar investidores pessoa física, sobretudo quem não tem muito manejo com investimentos. Com dados públicos, o algoritmo recomenda ações para comprar, vender ou manter.
É previsto ainda que a Status Alpha também gere relatórios complexos e detalhados. Dentre os itens, espera-se que constem balanços patrimoniais, demonstrações de resultados, fluxo de caixa e um panorama da empresa.
Como a IA foi construída?
A tecnologia por trás da Status Alpha é de uma empresa israelense, a Bridgewise. Segundo o diretor-presidente da companhia, Gabriel Diamant, o algoritmo usa um sistema que atribui pontuação numérica a cada ação.
Dessa forma, o software tem uma probabilidade mais afiada da empresa, quando comparada com as demais.
(Imagem: divulgação)
Segundo Tiago Reis, fundador do grupo Suno, que comprou a Status Invest, “as recomendações entregues pela IA são construídas com base no factor investing”. Ou seja, a tecnologia não leva em consideração recomendações feitas por outras companhias do mercado.
O próprio Diamant reforça, ainda, que as classificações do software não sofrem interferência humana. São apenas dados e algoritmos, que utilizam um sistema de machine learning avançado.
Vou querer, por favor
Tudo poderá ser feito pelo aplicativo do Status Alpha. Lá, o investidor encontrará tanto as recomendações da IA quanto os relatórios. No entanto, o serviço será pago.
Conforme publicado no Valor Investe, o software tem mensalidade anual de R$ 1.197, com a possibilidade de um desconto de 20% agora, no lançamento do programa.
Comentários estão fechados.