Chineses preferem Android? Apple perde popularidade na China
Campeão de vendas em todo o mundo, o iPhone têm sido trocado por aparelhos Android no país asiático. Marcas como Samsung e Huawei são as mais requisitadas.
De acordo com analistas de mercado internacionais, a Apple tem perdido mercado na China de forma vertiginosa. Para se ter uma ideia, apenas no início de 2024, estima-se que as vendas da empresa tenham caído em torno de 20% no país asiático.
Em contrapartida, a participação de empresas como Samsung e Huawei no mercado chinês tem crescido, o que indica o destino que os clientes da Apple têm tomado.
Também segundo analistas, esse movimento, que tirou a empresa fundada por Steve Jobs da liderança na venda de smartphones na China, é em parte causado por restrições governamentais e incentivos a outras empresas.
Ao que parece, o governo chinês tem vetado o uso de iPhones e outros aparelhos da marca por agentes públicos importantes, como os funcionários do primeiro escalão do governo.
Em paralelo a isso, o público chinês, em geral, tem dado preferência especialmente à Samsung, devido à maior quantidade de lançamentos de smartphones, aos modelos dobráveis da marca e também à inclusão de Inteligência Artificial em seus produtos.
Essa derrocada da Apple no mercado chinês provocou também uma queda nas vendas da empresa em todo o mundo. Isso se justifica pelo fato de que a China é um dos principais mercados do mundo para qualquer marca.
Nos bastidores, os executivos da Apple apostam no lançamento do iPhone 16 como o elemento que vai “virar a chave” e provocar a retomada das vendas na China.
* Com informações da revista Exame.
Comentários estão fechados.