Tecnologia avançada: investimentos em chips cerebrais tornam-se comuns
A tecnologia não para de avançar e lançar tendências, agora, a novidade trata-se de um chip de computador que tem prometido conexão com o cérebro. Algumas empresas estão investindo nesse modelo de tecnologia.
Ninguém nunca pensou que um dia alguém iria inventar um chip que pudesse ser inserido no cérebro de um ser humano. Há um tempo, isso seria impossível, mas agora o que parece é que nada é impossível para o avanço da tecnologia, ou pelo menos quase nada. Neste artigo falaremos sobre essa tecnologia avançada e o investimento em chips cerebrais. Conheça tudo sobre essa novidade.
Chips no cérebro humano
Recentemente, foi divulgada uma notícia de que o famoso Elon Musk estaria investindo em uma espécie de chip humano. A empresa de neurotecnologia de Musk, Neuralink, tem colocado chips em animais.
Tem quem não concorde ou não compre produtos de empresas que são testados em animais. Mesmo sabendo disso, a empresa continuou a realizar seus testes em animais. Na verdade, a empresa trabalha com os chips e tenta utilizá-los desde que foi fundada.
No entanto, não é só a empresa de Musk que tem investido nesse tipo de tecnologia cérebro-computador ou em sistemas que ajudem o cérebro a dialogar diretamente entre o cérebro e o computador.
A diferença das outras empresas é que a Neuralink está tentando compreender como funciona a interface cérebro-computador (BCI na sigla em inglês) e como ela pode restaurar sentidos perdidos e monitorar membros protéticos, entre outras aplicações.
A tecnologia é nova para a gente, mas não para os cientistas e pesquisadores, afinal elas já existem há muito tempo, de modo que eles já têm uma noção de como nossa mente reage à implementação.
O que acontece com o cérebro após a implantação do chip?
Mexer no cérebro não é uma coisa fácil, pois qualquer erro pode causar danos para o resto da vida. Os efeitos, em sua maioria, são indesejáveis, pois as pessoas que utilizam as BCIs costumam ter sensação de dependência dos dispositivos, ou acreditam que sua identidade foi modificada.
É claro que não existem casos confirmados e por isso não se tem a certeza de qual é o efeito das BCIs no cérebro, contudo existe uma grande chance dos dispositivos realizarem mudanças no cérebro.
Comentários estão fechados.