Chocolate é peça fundamental para a geração de empregos no Brasil, diz associação

Um dos produtos favoritos dos consumidores brasileiros, o chocolate também é importantíssimo para a manutenção de postos de trabalho no país. Saiba mais!

Você sabia que o  chocolate é capaz de gerar um mercado gigantesco por trás dele? Tanto para a produção interna quanto para exportação e importação.

A indústria é responsável, atualmente, por mais de 20 mil empregos diretos. Essas informações foram retiradas da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho.  

A Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) ressalta a clara importância do setor de chocolates para o mercado brasileiro.

De acordo com a própria Associação, no primeiro trimestre de 2023, houve um aumento de quase 10% na produção do doce em todo o país, somando mais de 219 mil toneladas.

Em 2022, por outro lado, o consumo de chocolate ultrapassou a marca das 750 mil toneladas produzidas no país. O Brasil é um dos poucos países do mundo que conseguem concentrar todas as etapas da cadeira produtiva do alimento internamente.

Dados sobre o consumo de chocolate no país

Atualmente, a média do brasileiro durante o ano de 2022 foi de cerca de 3,6 kg por pessoa – um aumento considerável, batendo os 3,2 kg por pessoa em 2021. A Abicab revelou que esse número, ano após ano, tende a aumentar, mas que ainda há espaço para crescimento.

Os dados indicam que o maior fator para o aumento é a população tendo mais dinheiro para conseguir incluir a compra dos chocolates quando vão ao mercado.

No entanto, em comparação com os países europeus, o Brasil ainda fica para trás quando o assunto é consumo per capita. Veja os que lideraram o ranking em 2022:

  1. Estônia, com 8,5 kg/pessoa;
  2. Alemanha, com 8,4 kg/pessoa;
  3. Áustria, com 8 kg/pessoa;
  4. Suíça, com 7,9 kg/pessoa.

No Brasil, ainda que haja muito espaço para crescimento, há sempre a recomendação de consumo de maneira equilibrada, mantendo o consumo necessário dos diversos nutrientes e vitaminas necessários para a manutenção de nossa saúde.

Porém, é importante ressaltar que, além de produzirmos em grande escala para o consumo interno, também somos bastante conhecidos pela nossa exportação.

Mundialmente, o Brasil é reconhecido como um produtor de qualidade: são mais de 135 países que recebem chocolates produzidos em território nacional.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.