Cientistas afirmam que 5G ainda não é totalmente seguro; saiba por quê
O 5G estava sendo muito esperado no país, pois muitos outros já usufruíam da tecnologia. Agora a internet móvel está sendo implantada nos estados brasileiros.
O 5G estava sendo muito aguardado no Brasil e agora já pode ser usado em alguns dos estados. No entanto uma certa insegurança tem crescendo acerca da internet móvel. Após analisar as operadoras que estão oferecendo APIs, que são interfaces de programação de aplicação, o cientista Altaf Shaik acabou encontrando algumas vulnerabilidades.
Leia mais: Nokia promete conexão 4G e 5G em todo o mundo
De acordo com ele, estas falhas poderiam facilmente acabar sendo utilizadas por pessoas mal-intencionadas para coletar informações sobre a linha telefônica dos usuários e até controlar os aparelhos de longe.
Acesso aos dados principais
As senhas e chaves estão entre os principais elementos que podem ser alcançados por meio dos “erros” em questão , bem como o nome cadastrado no chip e as informações de cobranças. Com estes dados, os golpistas podem realizar diversos tipos de ataques tanto aos usuários quanto aos serviços de comunicação.
Conseguindo identificar e acessar os dispositivos IoT, os cibercriminosos poderão realizar comandos nos aparelhos conectados à rede 5G. Além de afetar os aparelhos, como celulares e computadores, esse tipo de golpe poderia prejudicar até dispositivos autônomos, como robôs agrícolas que conseguem se conectar a esse tipo de rede.
As pesquisas sobre essas brechas foram enviadas para as operadoras para que elas consigam resolver problemas apontados antes que os usuários passem a utilizar a tecnologia em definitivo. A maior parte das empresas que apresentavam esse tipo de falha estavam situadas nos Estados Unidos e Ásia. Todas já estão trabalhando na correção.
Durante a pesquisa, nenhuma delas notou a sondagem que os pesquisadores estavam fazendo, o que mostra que o sistema de segurança não só era falho como não contava com um monitoramento de qualidade.
Os estados brasileiros recebem o novo sinal
No Brasil, a tecnologia 5G chegou recentemente, mas ainda está em fase de expansão. Conforme esses reparos forem constatados e as operadoras garantirem a segurança dos seus usuários, a rede será uma grande aliada de muita gente, visto que oferecerá muito benefícios. Estamos falando principalmente da sua alta velocidade.
Por enquanto, apenas Belo Horizonte – MG; João Pessoa – PB; Porto Alegre – RS; São Paulo – SP; Curitiba – PR; Salvador – BA e Goiânia – GO já contam com o 5G. De acordo com o cronograma da Anatel, até o final de novembro todas as capitais já devem estar com nova rede em pleno funcionamento.
Comentários estão fechados.