Fósseis de tubarão de mais de 300 milhões de anos são encontradas no Kentucky

Segundo os pesquisadores, os fósseis são de mais de 40 espécies. Algumas delas já entraram em extinção.

O Parque Nacional de Mammoth Cave não é onde a maioria das pessoas imaginariam que fosse haver fósseis de tubarão. Isso porque o lugar fica no Kentucky, nos Estados Unidos. Sim, a quilômetros do oceano! Dito isso, como será que estes animais foram parar ali? Não se preocupe. Nós vamos te explicar o que aconteceu.

Como os tubarões foram parar em Mammoth Cave?

A resposta é muito simples, visto que o parque anteriormente estava submerso pelo oceano, assim como várias outras áreas continentais. Desse modo, os fósseis estavam ali porque aquele era a habitat desses animais há alguns milhões de anos. Isso, na verdade, só torna a descoberta ainda mais importante para os paleontólogos.

Desde a década 90, havia a suspeita de que havia fósseis naquela região, mas apenas agora se tornou possível encontrar um número considerável deles. Para isso, uma equipe de cientistas precisaram trabalhar muito!

Foi preciso que os pesquisadores rastejassem por meia milha e também caminhassem três quilômetros no subsolo do parque para encontrá-los. Todo o esforço valeu a pena, visto que foi possível encontrar fósseis de mais de quarenta tipos diferentes de tubarões. A estimativa é de que esses fósseis datem de pelo menos 350 milhões de anos, portanto, devem ser do período paleozoico tardio, também conhecido como Mississippian.

Foto: John-Paul Hodnett/NPS

Fósseis de Sibotus Stratus

Um dos achados mais interessantes nessa descoberta foi, sem dúvidas, os fósseis de Sibotus Stratus. É um tipo de tubarão já extinto. O animal era maior do que o tubarão branco que conhecemos hoje e podia chegar a pesar mais de duas toneladas. Até então, os cientistas encontraram apenas os dentes do animal.

Os fósseis de Sibotus Stratus devem datar de pelo menos 20 milhões de anos, portanto, não tão antigos quanto as outras espécies. Ademais, os cientistas ainda acharam fósseis de seis tipos de tubarões sobre os quais ainda não havia registros. Portanto, podemos dizer que esta foi uma das principais descobertas arqueológicas dos últimos anos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.