Cientistas encontram reservatório de água com o triplo do volume nos oceanos
A localização desse reservatório de água em zona de transição da terra confirma algumas hipóteses.
Embora pouco estudada, a camada interna da Terra tem muitas coisas a nos revelar. Nesse sentido, os avanços científicos tendem a nos mostrar aspectos que até então eram apenas imagináveis. A zona de transição da Terra, por exemplo, possui um reservatório de água e nos instiga a pensar o que mais é desconhecido. Veja a nova descoberta.
Leia mais: Vídeo mostra o quanto o planeta Terra mudou nos últimos 37 anos
Reservatório de água com o triplo do volume de todos os oceanos
As últimas pesquisas internacionais apontaram que foi descoberta a existência de um reservatório de água abaixo da superfície da Terra, que está localizado na zona de transição entre os mantos superior e inferior. Esse fato até então era algo hipoteticamente discutido, mas agora é uma realidade muito bem-vinda.
Esse achado confirmou que há uma participação do interior da terra no ciclo da água. Apesar de esse fato de que havia uma sucção de material para a zona de transição ser do conhecimento científico, ainda não estava definido o quantitativo de água nessa região ou a capacidade de armazenamento nos minerais existentes. Os pesquisadores afirmam que essa camada pode absorver aproximadamente seis vezes a quantidade de água em nossos oceanos.
A equipe de pesquisa de geocientista de Frankfurt analisou um diamante encontrado por meio de espectrometria, na África, a cerca de 660 quilômetros de profundidade. Apenas 1% dos diamantes tem essa característica de ser encontrado em regiões profundas. Nas análises químicas, os cientistas descobriram grande teor de água e que o diamante veio de um pedaço do manto, pois tinha a mesma composição dos outros fragmentos de rocha.
Anteriormente a comunidade cientifica enxergava a região de transição como uma área seca, mesmo recebendo minerais e carbonatos. Agora muito diferente do que se imaginava, a pesquisa revelou que essa região, embora não tenha necessariamente um oceano, está cheia de rochas super hidratadas.
Comentários estão fechados.