Cinco coisas que você NUNCA deve dizer a alguém que está de luto
Palavras de conforto podem, muitas vezes, causar impacto oposto ao desejado. Saiba o que evitar dizer em momentos de luto.
A perda de um ente querido é um dos momentos mais dolorosos que uma pessoa pode enfrentar.
Nessas horas, é natural que amigos e familiares queiram oferecer conforto, mas nem sempre as palavras escolhidas têm o efeito desejado. Na verdade, algumas frases podem acabar sendo mais prejudiciais do que reconfortantes.
Saber o que não dizer pode ser tão importante quanto saber o que dizer, e aqui estão algumas frases que devem ser evitadas ao conversar com alguém em luto.
5 frases que você deve evitar falar
1. ‘Como você está?’
Essa pergunta, apesar de comum, pode ser muito difícil para alguém que está em luto. Perguntar ‘como você está?’ coloca uma pressão sobre a pessoa para que ela descreva sentimentos que muitas vezes são confusos e variam a cada momento.
Quem está enlutado pode sentir que precisa oferecer uma resposta que tranquilize o outro, quando, na verdade, talvez esteja passando por um turbilhão de emoções.
Em vez disso, faça perguntas mais específicas, como ‘como foi seu dia hoje?’ ou simplesmente ofereça um espaço de escuta, sem esperar uma resposta.
2. ‘Eu sei o que você está sentindo’
Embora possa parecer uma tentativa de empatia, essa frase pode soar insensível. Cada pessoa vivencia o luto de maneira única, e sugerir que você entende exatamente o que ela está passando pode minimizar a dor que ela está sentindo.
Uma abordagem melhor seria algo como: ‘Não consigo imaginar completamente o que você está passando, mas estou aqui para você’. Isso mostra que você reconhece a individualidade do sofrimento dela e está disponível para apoiar.
3. ‘Ele(a) está em um lugar melhor’
A intenção por trás dessa frase geralmente é boa, mas ela pode desconsiderar a realidade da dor presente.
Quem perdeu alguém querido, mesmo acreditando que a pessoa está em paz, ainda sente profundamente a ausência física. Frases como essa podem soar como uma tentativa de diminuir a dor ou desviar o foco da perda.
O mais eficaz, nesse caso, é reconhecer o sofrimento: ‘Sinto muito pela sua dor’ ou ‘Deve estar sendo muito difícil para você.’
4. ‘Você é tão forte’
Embora seja uma frase aparentemente positiva, dizer a alguém que está em luto que ela é forte pode criar a sensação de que ela não tem permissão para demonstrar fraqueza ou vulnerabilidade.
Lidar com o luto não exige ser forte o tempo todo, e as pessoas em sofrimento precisam sentir que podem expressar suas emoções livremente, sem serem julgadas.
Em vez de focar na força, ofereça apoio: ‘Sei que isso deve estar sendo muito difícil, e estou aqui para o que você precisar.’
5. ‘Se precisar de algo, é só pedir’
Essa é uma frase comum, mas deixa nas mãos da pessoa enlutada a responsabilidade de pedir ajuda, algo que ela pode não estar pronta ou com energia para fazer.
Em vez disso, ofereça ajuda específica: ‘Eu vou trazer o jantar para você esta semana’ ou ‘Posso te ajudar com as compras?’.
Ações práticas, sem a necessidade de a pessoa solicitar, geralmente são mais bem recebidas do que uma oferta vaga de apoio.
Como oferecer verdadeiro conforto
Muitas vezes, o melhor que se pode fazer por alguém em luto é simplesmente estar presente. Um abraço, uma mensagem de apoio, ou até mesmo um silêncio respeitoso podem ser muito mais reconfortantes do que qualquer frase dita de maneira automática.
Respeitar o tempo e o espaço da pessoa e oferecer apoio sincero, sem esperar que ela responda de certa maneira, é uma das formas mais significativas de estar ao lado de alguém que está sofrendo.
Lembre-se: o luto é uma jornada única para cada pessoa, e a empatia genuína, o apoio prático e o respeito pelo silêncio muitas vezes falam mais alto do que qualquer palavra.
*Com informações de CNN e Vamos Falar sobre o Luto?.
Comentários estão fechados.