Cloro

O cloro é um elemento que pertence a um grupo de elementos químicos conhecidos como halogênios.

0

Tabela Periódica - Cloro

O cloro (símbolo químico Cl, número atômico 17) é um não-metal que pertence a um grupo de elementos químicos conhecidos como halogênios.

Em temperaturas e pressões comuns, o cloro puro é um gás altamente reativo e venenoso de cor amarelo-esverdeada e odor desagradável. Dada a sua alta reatividade, o elemento livre não é encontrado na natureza.

Por outro lado, os íons cloreto são abundantes na natureza e necessários para a maioria das formas de vida, incluindo a vida humana. Eles são parte de vários sais e são encontrados em solução em águas naturais.

Para que serve?

O cloro, seus íons e seus compostos são amplamente utilizados na fabricação de muitos produtos, incluindo papel, alvejantes, antissépticos, corantes, pesticidas, tintas, solventes, plásticos, medicamentos e têxteis. Fontes de água potável e piscinas são geralmente cloradas como forma de matar bactérias.

História

O cloro foi descoberto em 1774 pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele, que observou o gás amarelo esverdeado ao fazer experimentos com a água do mar. Ele erroneamente pensou que era um composto de oxigênio e ácido clorídrico (HCl), e ele chamou o elemento de ‘ácido marinho desflogisticado’.

Ele usou o termo “desflogisticado” para indicar que o material não podia queimar, e o termo “ácido marinho” era o nome do ácido clorídrico. (De acordo com a “teoria do flogisto”, o flogístico era uma substância invisível e sem peso liberada pela queima de materiais. Quando um material não podia mais queimar, dizia-se “desflogestificado”).

Em 1810, os experimentos de Sir Humphry Davy indicaram que esse gás era um elemento, não um composto. Ele o chamou de cloro, da palavra grega ‘chloros’, que significa ‘amarelo-esverdeado’.

Características

Na tabela periódica, o cloro está localizado no grupo 17 (antigo grupo 7A), a família dos halogênios, entre flúor e bromo. Além disso, encontra-se no período três, entre enxofre e argônio. O cloro gasoso é cerca de 2,5 vezes mais denso que o ar.

O cloro elementar combina prontamente com quase todos os outros elementos. Não é, no entanto, tão extremamente reativo quanto o flúor. Reage com vários metais para formar sais de cloreto, que contêm o ânion cloreto. Um exemplo familiar é o sal de cozinha, ou cloreto de sódio, com a fórmula química NaCl. Na água, o NaCl se dissolve para produzir íons Na+ e Cl-.

O cloro também forma compostos nos quais está covalentemente ligado a vários não-metais. Por exemplo, é covalentemente ligado a átomos de carbono em muitos compostos orgânicos. Sob condições adequadas, combina-se com outros halogênios – flúor, bromo e iodo – para formar compostos “inter-halogênicos”, como ClF, ClBr e ICl.

Dados

Massa atômica – 35,453(2) u
Configuração eletrônico – [Ne] 3s2 3p51
Estado da matéria – Gasoso
Ponto de fusão – 171,6 K
Ponto de ebulição – 239,11 K
Entalpia de fusão – 3,203 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 10,2 kJ/mol

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.