CNH Social: veja quais estados oferecem o programa gratuito
Famílias de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal podem ter acesso à CNH gratuita em alguns estados.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento fundamental para conduzir veículos. É preciso passar por diversas etapas até conseguir a autorização, o que pode ser bastante trabalhoso e demorado. Por esse motivo, as famílias com menos condições financeiras passam por dificuldades para obtê-la, visto que ela pode custar R$ 3 mil.
CNH de graça
Esse documento essencial para dirigir pode ser feito de maneira gratuita em alguns estados do pais, mas poucos sabem disso. O programa CNH Social é uma medida muito importante, já que a carteira de habilitação é necessária para garantir vagas em diversos empregos, o que ajuda a tirar algumas famílias da atual situação de pobreza.
Um entregador até pode fazer as entregas de bicicleta, mas ele consegue fazer mais em menos tempo com uma moto, o que aumenta o salário recebido. Um motorista de aplicativo também pode conseguir uma boa renda extra. Estes são apenas alguns exemplos de como a habilitação é necessária em algumas funções.
Dessa maneira, a CNH Social atua na garantia da formação, qualificação e habilitação dos condutores de veículos, tudo de forma completamente gratuita, possibilitando então o acesso das famílias de baixa renda à carteira.
E não só o procedimento básico é custeado pelo programa, como também as taxas do Departamento de Trânsito (Detran) e todos os valores que devem ser pagos às autoescolas.
Para ter direito ao programa, é necessário ser maior de idade (ou seja, ter mais de 18 anos), contar com uma inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e ter cursado ou estar cursando o ensino médio em escola da rede pública de ensino. É preciso estar atento, pois não são todos os estados do país que oferecem a CNH Social.
Confira a lista daqueles que proporcionam essa oportunidade:
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Roraima;
- São Paulo.
Comentários estão fechados.