COLAPSO global deve acontecer ainda neste século, afirmam cientistas
Segundo um relatório do MIT e uma nova avaliação da empresa KPMG, o mundo está cada vez mais próximo do colapso global.
Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) utilizou um modelo computacional em 1972 para descobrir qual seria o futuro da humanidade. O resultado foi que um colapso global aconteceria no século 21. Diante uma anova análise, as previsões realizada por esse relatório parecem estar corretas.
Veja também: Fim do mundo já tem data marcada, avisa Universidade de Harvard
O relatório foi realizado após o MIT receber uma comissão do Clube de Roma, integrada por cientistas, políticos, líderes empresariais internacionais e acadêmicos. O relatório foi chamado de “Os Limites do Crescimento”, utilizando o modelo computacional conhecido como World3.
A conclusão do relatório foi que, caso o crescimento econômico desenfreado não considerasse o meio ambiente, o cenário de “negócios ao habitual” geraria um colapso global no século 21. Mesmo não significando o fim da humanidade, aconteceria uma estagnação do crescimento industrial, perda de bem-estar e falta de alimentos.
Novo relatório mostra quatro cenários
A nova pesquisa, divulgada no Journal of Industrial Ecology, analisou os dados empíricos das últimas décadas, comparando com as previsões do relatório de 1972. A análise foi realizada pela empresa KPMG e liderada por Gaya Herrington, diretora da empresa. Diante disto, quatro cenários foram avaliados.
O primeiro deles é de “negócios ao habitual”, onde os recursos naturais acabam e desencadeiam um colapso global ainda neste século. O segundo de “negócios ao habitual” estima um colapso desencadeado pela poluição, devastação ambiental e/ou alterações climáticas.
No terceiro cenário, a população vive em um “mundo estabilizado”, que atingiu a estabilidade no final do século 21 e manteve os padrões de vida. Já no quarto cenário, o de “tecnologia abrangente”, a humanidade saiu das restrições ambientais utilizando o desenvolvimento tecnológico.
É possível chegar no mundo estabilizado?
O levantamento de Herrington mostra que o relatório produzido há 50 anos estava correto e que a humanidade parece estar caminhando para um colapso. Contudo, a diretora afirma que ainda é possível chegar ao “mundo estabilizado”, desde que mudanças drásticas sejam realizadas.
“Esta é a mensagem de que ainda não é tarde demais para a humanidade mudar de rumo e alterar a trajetória de pontos de dados futuros”, disse Gaya Herrington em uma postagem no LinkedIn.
Comentários estão fechados.