Com IA, sua semana de trabalho pode ter apenas 3 dias

A proposta é de uma empresa do Reino Unido.

Nos últimos anos, disseminou-se em todo o mundo a ideia de reduzir a semana de trabalho de cinco para quatro dias, em um esforço para tornar a jornada dos trabalhadores mais amena.

No entanto, uma startup britânica chamada Tomoro anunciou recentemente o ambicioso projeto de lançar um modelo de carga horária ainda menor, que se encaixe em apenas três dias.

Para alcançar esse objetivo, a empresa pretende utilizar um assistente pessoal de Inteligência Artificial com capacidades tão abrangentes que possa trabalhar literalmente pelas pessoas.

Segundo Ed Broussard, fundador da Tomoro, esse modelo de linguagem seria responsável por realizar tarefas repetitivas, gerando uma simples automatização.

De todo modo, a presença humana continuaria sendo indispensável, segundo Broussard.

“A Tomoro integrará colaboradores sintéticos nas empresas, juntamente com pessoas reais que possuem a capacidade de raciocinar, crescer, aumentar seu conhecimento, adaptar seu tom e resolver problemas. Isso representa uma grande mudança em relação ao que atualmente está disponível no mercado”, disse.

(Imagem: divulgação)

Os planos da Tomoro

Originalmente fundada na Escócia e hoje sediada em Londres, a Tomoro firmou uma parceria com a OpenAI, criadora do ChatGPT.

Em entrevista, Ed Broussard afirmou que o objetivo por trás dos planos de sua empresa não é substituir humanos por máquinas, mas sim potencializar a força de trabalho das pessoas.

“Precisamos parar de pensar na IA como um substituto de emprego. Seu valor estende-se muito além disso”, pontuou.

Ao que parece, a proposta da Tomoro já está agradando. Isso porque a seguradora britânica PremFina já fechou contrato, tornando-se a primeira cliente da empresa de IA.

Se tudo sair como planejado, o sistema de automação da Tomoro elevará a taxa de eficiência das empresas em até oito vezes.

Uma revolução histórica

Ed Broussard comparou a perspectiva de ter a carga de trabalho humana dividida com robôs de IA ao surgimento da agricultura.

“A IA é uma mudança social tão grande quanto a invenção da agricultura. Imagine dizer a um caçador-coletor que, no futuro, haveria uma abundância de alimentos e não seria necessário fazer nenhum esforço para comer. É isso que a IA fará pela produtividade no local de trabalho”, apontou o especialista.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.