Com mais de 4,6 milhões de pré-inscritos, Enem já tem data para acontecer
Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem registrou um total de 4.673.333 pré-inscrições.
Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem registrou um total de 4.673.333 pré-inscrições. Esse número hoje representa um aumento de 8,2% em comparação ao que foi visto no ano de 2022.
Após a confirmação do número alcançado, o ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou o resultado destacando uma reversão a uma tendência de queda. Dessa forma, os números alcançados podem significar um momento de virada e incentivo para os jovens conseguirem seus diplomas de ensino superior.
A mudança positiva reflete uma mudança em relação às quedas que ocorriam anualmente desde 2017, sendo a mais expressiva em 2022. Contudo, a mudança para um aumento nas inscrições para o Enem só será comprovada após a confirmação das inscrições realizadas pelos alunos.
Como é realizada a confirmação das participações na prova
Para que seja confirmada a inscrição dos alunos, é necessário que os candidatos não isentos de pagamento paguem uma taxa de R$ 85 para participar do Enem. A data-limite para pagamento dessa taxa foi até quarta-feira (21), data em que é confirmado o número oficial de inscritos.
Além disso, vale lembrar que, dos alunos inscritos, 2.155.238 (46,1%) foram aprovados para ter a isenção da taxa de inscrição. Dessa forma, realizando então a prova de forma gratuita, de acordo com as informações divulgadas pelo próprio Inep.
Sendo assim, é necessário que os candidatos à realização das provas do Enem se atentem ao edital divulgado para a aplicação da prova. Nele existem os dados que informam sobre a documentação necessária e obrigações dos candidatos para realização da prova.
Quando será realizada a prova do Enem?
As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o território nacional, sendo aplicadas em diferentes localidades e instituições de ensino. Além disso, o edital que contém as informações está disponível diretamente no documento oficial, clicando aqui.
O Enem que avalia o desempenho dos estudantes no final do ensino média é a principal forma de ingresso de alunos no sistema superior de ensino no Brasil. Garante-se, assim, para aqueles que completarem a prova e tiverem bons resultados, oportunidades incríveis.
Além disso, aos que realizarão as provas, os gabaritos para as questões objetivas serão liberados pelo portal do Inep no dia 24 de novembro. Contudo, os resultados individuais dos alunos serão disponibilizados ao público no mesmo site, no dia 16 de janeiro de 2024.
Comentários estão fechados.