Enem 2023: MEC disponibiliza versão do edital em Libras

Os vídeos com informações em Libras sobre o edital do exame já podem ser acessados diretamente pelo YouTube.

O edital do Enem 2023 em Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que é responsável pelo exame.

Os vídeos correspondentes ao Enem em Libras estão disponíveis no canal oficial do Inep no YouTube. Os interessados têm a oportunidade de se inscrever entre os dias 5 e 16 de junho, utilizando a Página do Participante.

Nesse mesmo período de inscrições, os estudantes poderão solicitar o tratamento pelo nome social e o atendimento especializado.

Outra novidade inclusiva anunciada foi a respeito das adaptações necessárias para os deficientes visuais. O edital do Enem deste ano também foi adaptado para os deficientes visuais e podem ser acessados diretamente pelo portal oficial da Autarquia, por meio do programa Dosvox, que realizará a possibilidade do acompanhamento do edital por meio da voz.

O Inep, por meio da Política de Acessibilidade e Inclusão, busca promover a equidade e garantir a participação de todos os indivíduos em seus exames e avaliações.

As medidas adotadas, como a disponibilização do edital do Enem com adaptações para deficientes visuais e a oferta do exame em Libras, visam eliminar barreiras e garantir que pessoas com diferentes necessidades possam ter acesso igualitário às oportunidades educacionais.

Um pouco da história do Enem

Ao longo de sua trajetória de mais de 20 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consolidou-se como uma avaliação que mede o desempenho dos estudantes ao final da educação básica.

No Brasil, o Enem assumiu um papel fundamental como principal meio de acesso ao ensino superior, sendo utilizado como critério de seleção em programas como ProUni e SiSu.

Essas iniciativas proporcionam oportunidades de ingresso em instituições de ensino superior, contribuindo para a democratização do acesso à educação no país. Os resultados obtidos no exame são utilizados como critério único ou complementar nos processos seletivos dessas instituições.

Além disso, os resultados do Enem servem como parâmetro para o acesso a programas de auxílio governamental, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece oportunidades de financiamento para estudantes que desejam ingressar no ensino superior.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.