Você sabia? Esses pratos “japoneses” quase não são consumidos no Japão

Comidas como salmão com cream cheese e até mesmo o famoso “rolinho Califórnia" não fazem parte das refeições diárias dos japoneses.

Muitas vezes construímos uma série de estereótipos sobre um determinado povo ou país com base naquilo que a mídia apresenta. Por exemplo, é muito comum que as pessoas acreditem que pratos como sushi, rolinho Califórnia e salmão com cream cheese sejam comidas típicas do Japão. Porém, a verdade é que muitas dessas combinações surgiram fora do país, mas se popularizaram junto aos pratos típicos. Por isso, iremos te apresentar uma lista de comidas que são atribuídas como “japonesas”, mas são originais de outros lugares.

Leia mais: O segredo da Longevidade: Pesquisadores estudam a alimentação japonesa.

Pratos japoneses que quase não são consumidos no Japão

  • Salmão com cream cheese

Não é difícil perceber que a popular receita de salmão com cream cheese não surgiu no Japão. Afinal, esse ingrediente derivado do queijo é, na verdade, bem típico de outro país, os Estados Unidos. Dessa forma, saiba que um dos pratos mais presentes nos restaurantes japoneses de todo o mundo é estadunidense. No entanto, de fato há uma referência à culinária nipônica pelo formato das porções e pelo tempero e manuseio do salmão.

  • Rolinho Califórnia

Quem diria que o rolinho Califórnia é, de fato, original do estado estadunidense que leva esse nome? Esse prato muito popular surgiu como uma adaptação dos rolinhos de atum, que até são populares no Japão. Nesse caso, troca-se o atum por caranguejo cozido, também conhecido como kani, o que fez sucesso imediato em todo o mundo. Ainda assim, é possível encontrar essa refeição em restaurantes de comidas típicas do Japão pelo mundo.

  • Molho Teriyaki

Esse provavelmente deve ser o ingrediente não-japonês que mais se passa como comida típica, e isso se dá principalmente por conta da escolha do nome do molho. Entretanto, o molho Teriyaki surgiu fora do Japão e não está presente na culinária local. No caso, o nome do molho remete a um método de cozimento muito comum no país asiático, que serve para preparar carne de porco ou de frango. Porém, no Teriyaki original sequer há a adição de molho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.