Como a geração Z é retratada pelas séries de TV?
Confira como são vistos e retratados os adolescentes da geração Z nas telinhas.
Também denominados “nativos digitais”, os jovens da geração Z possuem uma íntima relação com o mundo digital, afinal foram as crianças que cresceram em contato direto com computadores, celulares e videogames.
Dessa forma, elas acompanharam de perto as inovações tecnológicas, e por isso gostam de estar constantemente consumindo inovações. Isso acabou, de certa forma, também influindo em como esses jovens se relacionam com outras pessoas.
Leia mais: Filmes e séries para maratonar: confira o que há de melhor.
A geração Z e sua visão de mundo
Crescidos em um ambiente inóspito e de completa insegurança em relação ao futuro, o mundo para esses jovens é marcado por novos caminhos. A graduação universitária, o plano de carreira e familiar já não são o maior foco.
Esses adolescentes não priorizam o sucesso, algo muito valorizado pelas gerações anteriores, e não pensam em formar uma família tão cedo. Além de que eles aprenderam a admirar a sexualidade como algo muito mais fluido do que os rótulos colocados pelas gerações anteriores.
A socialização atribuída pela Internet promoveu uma nova configuração social e novos hábitos de consumo. Dessa forma, pode-se notar jovens com sua individualidade mais preservada, no entanto, mais ansiosos e consumistas.
A GenZ através das séries
Esses jovens, por conta de suas características bastante específicas, têm sido os protagonistas de muitas das séries de TV mais famosas. Confira algumas delas a seguir:
- Euphoria
É impossível falar da geração Z e não mencionar essa série. Euphoria é uma produção na qual é possível sentir as angústias e ansiedades desses adolescentes, algo característico e cotidiano na vida de um GenZ.
Essa é uma série densa que, apesar de abordar temas como sexo e drogas, vai muito além disso. Também é possível sentir uma certa desilusão que muitos jovens transmitem ao se sentirem abandonados pelo mundo.
- Sex Education
Apesar de toda a intensidade de sentimentos, nem somente de dores e desilusões vive um adolescente. Para mostrar como certos assuntos podem ser lidados com bastante humor, a série Sex Education, produzida pela Netflix, foi criada.
Nessa série, a sexualidade dos adolescentes procura ser vista sem tantos tabus. Além disso, também discorre e questiona sobre a necessidade do acesso ilimitado à informação, uma vez que este não está diretamente relacionado à estar mais liberto dos tabus impostos pela sociedade.
Comentários estão fechados.