Como a música afeta a memória (e como você deve usá-la)?
Escutar músicas pode ajudar a fortalecer o cérebro e prevenir doenças degenerativa.
Quem não gosta de escutar música, não é mesmo? O hábito de escutar diferentes canções ou tocar algum instrumento pode trazer diversos benefícios para nossas vidas, como melhorar o humor.
Entretanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que a música também pode ajudar a melhorar a memória. Veja abaixo como esse hábito traz tantos benefícios para nosso cérebro.
Leia mais: Estudar música ajuda realizar tarefas cognitivas complexas, diz estudo
Por que a música ajuda na memória?
Segundo os neurocientistas, estudar instrumentos musicais traz diversos benefícios para nossa saúde mental. Inclusive, esse é um hábito que se tornou muito comum durante a pandemia do Covid-19, visto que ajuda a reduzir os níveis de estresse, depressão e ansiedade.
Isso porque, ao tocar algum instrumento musical, utilizamos diferentes tipos de memória, como a fotográfica, instrumental, mecânica, consciente, auditiva, semântica, implícita e até memória de longo prazo.
Portanto, é uma prática que estimula bastante todas as partes do cérebro, trabalhando com diversos mecanismos para memorizar.
Como funciona a memorização?
Ao utilizarmos essas diferentes memórias, seja para tocar as teclas de um piano ou cordas da guitarra, nosso cérebro passa armazenar diversos novos conceitos, especialmente mecânicos.
Inclusive, estudar e ler partituras pode desenvolver um papel muito importante nesse processo, visto que também utilizaremos a memória semântica para armazenar conceitos.
Basicamente, é um processo de reforço constante do cérebro, onde todos os tipos de memória desempenham um papel importante no reforço do cérebro. Além disso, esse hábito pode ajudar bastante em outros processos cognitivos e no aprendizado de tarefas do dia a dia, como estudar.
Inclusive, quando é algo praticado desde a infância, os efeitos de aprender a tocar um instrumento musical são ainda maiores. A potencialização do desempenho em outras áreas não relacionadas à música são ainda maiores.
No final, estudar música é um hábito que traz alguns benefícios indispensáveis para o dia a dia. Portanto, após descobrir tantas vantagens, não perca tempo.
Pode comprar o instrumento que mais gostar e rapidamente vai notar as diferenças na sua capacidade de memorizar imagens e conceitos diariamente.
Comentários estão fechados.