Você sabia que agora é possível pessoas cegas recuperarem a visão?
Um implante é a mais nova carta na manga da medicina para o tratamento realizado com pessoas cegas. O resultado do procedimento pode mudar vidas.
Não é uma novidade que o dia a dia de pessoas que apresentam alguma deficiência é mais difícil do que o daquelas que não apresentam. Contudo se estivermos nos referindo especificamente aos indivíduos que sofrem de cegueira, uma novidade pode colocar fim ao problema, visto que um implante de uma córnea é capaz de restaurar a visão das pessoas.
Leia mais: LEGO cria blocos que ajudarão crianças cegas na leitura em braille
Confira o artigo na íntegra para saber mais sobre como as pessoas cegas podem conseguir a visão de volta por meio de um procedimento que parece promissor.
Dispositivo médico implantável sem células
O implante em questão foi criado a partir da pele do porco. Passada a fase de testes, percebeu-se que o pequeno dispositivo pode auxiliar aos médicos nos tratamentos de deficientes visuais, logo pode se tornar mais fácil restaurar a visão dos pacientes até mesmo de uma forma mais acessível. Uma vez que foi explorado com sucesso, a novidade em questão já foi capaz de reparar a visão de pessoas com deficiência e até mesmo daquelas que apresentavam uma cegueira em estágio inicial.
As córneas utilizadas no procedimento, descritas na Nature Biotechnology, podem facilitar o processo ao qual muita gente estava submetida, especialmente as que procuraram os especialistas a fim de enxergar de novo. Sabe-se também que que o tratamento será particularmente útil para aqueles que vivem em países onde os transplantes são escassos. Além disso, essa também é uma alternativa para quem não tem tantas condições financeiras para se cuidar e que deseja encontrar os melhores valores para realizar a intervenção.
Diferencial no tratamento contra cegueira
Um outro ponto que é bastante importante sobre o qual devemos ter conhecimento diz respeito à durabilidade do transplante, tendo em vista que córneas humanas devem ter um transplante de aproximadamente 14 dias. As feitas pela bioengenharia podem ser armazenadas por até dois anos.
Em relação ao uso da pele do porco, o implante é realizado a partir de uma proteína de colágeno que há na pele do animal. Ela oferece uma estrutura idêntica à pele dos humanos. Ademais, há indícios de que esse implante possa ser um diferencial na resolução de outros problemas como as distrofias da córnea e também cicatrizes de infecções ou traumas, no entanto novas pesquisas e testes ainda serão necessários.
Comentários estão fechados.