Quer saber como assegurar a aposentadoria por idade em 2022? Confira esse artigo e tenha a resposta!

Descubra se há mudanças e saiba como assegurar a aposentadoria neste ano.

Todos os anos podem ser passíveis de alterações e atualizações em diversos setores do âmbito público. Com relação à aposentadoria, por exemplo, muitos aspectos podem variar na solicitação e recebimento do benefício. Pensando nisso, esse artigo pretende esclarecer como assegurar a aposentadoria por idade em 2022. Então, se você quer saber mais sobre isso, não deixe de ler o texto na íntegra!

Leia mais: Aposentadoria para mulheres em 2022: Confira as novas regras!

Aposentadoria por idade em 2022: como assegurar?

Quanto aos aspectos de atualização, é importante ficar atento para não ficar para trás e garantir o direito à aposentadoria por idade. Então quais são essas atualizações? Como assegurar a aposentadoria por idade em 2022?

Regras de 2021

É importante saber também quais são as regras do ano anterior para ter a certeza de que você cumpre aos requisitos para receber o benefício. Assim, em 2021, os critérios exigidos antes da Reforma Previdenciária (até o dia 12/11/2019) determinavam que podiam solicitar a aposentadoria por idade:

  • Homens com 65 anos de idade e 15 anos de contribuição;
  • Mulheres com 60 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Regras e atualizações de 2022

Para as atualizações, é válido considerar tanto as regras da Previdência para assegurar a aposentadoria, como também as regras de transição que entraram em vigor após a reforma.

As regras de transição foram criadas para que o trabalhador que tinha começado a contribuir junto ao INSS, e que não se encaixou em todos os critérios determinados pela Previdência antes da reforma, não fosse muito prejudicado com as novas regras.

Anteriormente, era necessário que as mulheres tivessem ao menos 56 anos e 30 de contribuição, enquanto homens deveriam ter 61 anos de idade e 35 de contribuição. Nesse sentido, iniciou-se um sistema de pontos para a atualização computada para cada ano, para contemplar os trabalhadores que estavam com a expectativa voltada para o modelo previdenciário antigo.

Sistema de pontos e atualização

Pelas regras de transição, são acrescentados 6 meses a cada ano na idade mínima, até chegar a 62 anos (mulher) e 65 anos (homem). Portanto, a idade mínima para as mulheres em 2022 é de 57 anos e 6 meses, enquanto para os homens é de 62 anos e 6 meses.

Mas como funciona o sistema de pontos? Bem, a divisão é a seguinte:

  • 30 anos de período de contribuição para mulher;
  • 35 anos de período de contribuição para homem;
  • 86 pontos +1 ponto por ano, a partir de 2020 (até o limite de 100 pontos) para mulher e;
  • 96 pontos +1 ponto por ano, a partir de 2020 (até o limite de 105 pontos) para homem.

Por fim, em 2022, as mulheres precisarão de 89 pontos para ter acesso à aposentadoria, enquanto os homens deverão somar 99 pontos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More