FGTS 2022: Quando e quem pode sacar?

Existem alguns critérios e ocasiões específicas para realizar o saque do FGTS, sendo o principal deles a demissão sem justa causa.

Conhecido apenas pela sigla FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço permite que trabalhadores CLT possam sacar o valor diretamente reservado ao fundo. Para quem não sabe, a quantia depositada no FGTS  corresponde a 8% da remuneração recebida mensalmente.

Leia mais: Passo a passo para consultar o FGTS pelo aplicativo de celular.

Esse valor deve ser depositado até o dia 7 do mês seguinte à sua competência em uma conta na Caixa Econômica Federal. Logo, se você é trabalhador CLT, seu empregador tem por obrigação abrir uma conta em seu nome, onde devem ser feitos os depósitos.

Quando posso fazer o saque do FGTS 2022?

Existem alguns critérios e ocasiões específicas para realizar o saque do FGTS, sendo o principal deles a demissão sem justa causa. Além disso, o termino de contratos por prazo determinado, como no caso de jovens aprendizes, também possibilita o saque. Causas externas como extinção da empresa, suspensão de trabalho avulso, conta inativa por três anos e compra de casa própria, também podem justificar a retirada dos valores.

Vale ressaltar que a legislação também possibilita ao trabalhador o acesso a esse dinheiro em casos de necessidade emergencial. Ou seja, questões de saúde, como câncer ou HIV, emergências em geral e situações urgentes na família são causas justas para os saques.

Também é possível sacar o FGTS mediante aposentadoria e idade superior a 70 anos ou falecimento do trabalhador. Nesse último caso, a família pode entrar com a solicitação de saque do trabalhador que faleceu.

Por fim, há a possibilidade do saque-aniversário, que oferece a opção de retirar uma parcela do FGTS no mês de aniversário do trabalhador. No entanto, vale ressaltar quem opta por esta modalidade não poderá solicitar saque mediante demissão sem justa causa.

Por onde é feito o saque?

Da mesma maneira que o seu empregador/empresa te proporciona a conta do FGTS, o empregador também deve fornecer a senha de acesso. Portanto, tendo a senha em mãos e o Cartão Cidadão da Caixa, você poderá sacar os valores em qualquer unidade de atendimento da Caixa. Isso inclui ainda as Casas Lotéricas, bem como terminais de autoatendimento da instituição.

Esperamos que as suas dúvidas tenham sido esclarecidas. E caso sim, não esqueça de compartilhar essa matéria com mais pessoas que possam ter esses questionamentos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More