Veja como controlar a ansiedade após a liberação do uso de máscaras

Entenda porque tais mudanças estão ocorrendo e aprenda a lidar com sentimentos de incerteza e ansiedade no “pós-pandemia”.

Para aqueles que se sentiram confortáveis durante a pandemia com o distanciamento social e o uso de máscaras, o fim da obrigatoriedade dos protocolos de segurança contra o coronavírus pode causar estranhamento e desencadear crises de ansiedade. Portanto, veja como controlar os sintomas à medida que voltamos ao “mundo de antes”. Acompanhe a leitura!

Leia mais: Confira hábitos que exercitam o cérebro e previnem doenças como o Alzheimer

Por que os protocolos contra a Covid-19 não são mais obrigatórios?

As medidas estaduais e municipais contra a Covid-19 tiveram um afrouxamento em todo o país. Tais liberações ocorreram após os índices de ocupação de leitos sofrerem uma drástica queda, principalmente após a ampla vacinação da população no ano de 2021.

Os novos dados também influenciaram as recomendações de distanciamento social, permitindo, assim, a retomada de grandes shows, festivais e festas em diversos estados brasileiros. Inclusive, até as cidades que aderiram às mais rígidas precauções contra o coronavírus também anunciaram reversões das medidas de segurança.

Como controlar os sintomas da ansiedade causados pelo afrouxamento das medidas de segurança?

Para aqueles que podem ficar nervosos ou ansiosos à medida que a vida cotidiana volta a algo mais parecido com o “antigo normal”, existem alguns cuidados que podem ser tomados e ações que ajudam a reduzir o estresse. Confira!

  • Identifique o seu nível pessoal de conforto

Comece avaliando seus sentimentos em torno das mudanças que estão ocorrendo e vendo se você está ou não realmente pronto para parar de usar máscaras ou frequentar espaços com muitas pessoas. Você também precisa se dar um tempo para se ajustar a este movimento de volta.

  • Volte à rotina “normal” aos poucos

O mais recomendado é ter calma e voltar aos poucos à rotina. Assim você conseguirá se adaptar melhor à desobrigatoriedade dos protocolos de segurança, do que mudando de uma só vez. Além disso, encontrar um parceiro, seja um amigo, parente ou cônjuge, para ajudá-lo a dar esses passos pode facilitar o processo.

  • Desvie-se de pensamentos ansiosos

Identifique os pensamentos influenciados pela ansiedade e descarte-os. Esta técnica é comum e muito usada durante exercícios de meditação. Além disso, tente desafiar estes pensamentos em vez de apenas aceitá-los.

  • Se atente a fontes confiáveis ​​de informação

A sobrecarga de informações também pode contribuir para a ansiedade pandêmica. Portanto, é importante consumir apenas fontes confiáveis, seguras e responsáveis. Com isso, não dê ouvidos àquelas que trabalham com o caos e agonia generalizada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.