Como 5 hábitos dos pais podem criar crianças perfeccionistas
Crianças não são perfeitas e devem ser vistas em sua singularidade.
Quando duas pessoas recebem a notícia de que vão ser pais, não há um manual de como criar filhos. Nesse momento, tudo o que os futuros pais pensam é no melhor para a criança e em como fazê-las felizes, para crescerem como adultas saudáveis e fortes.
Porém, em alguns momentos, os hábitos dos pais podem resultar na criação de crianças perfeccionistas, que exigem tudo certo, nos detalhes. Para essas crianças, o contrário do perfeccionismo é o fracasso.
Com impactos no amor próprio e na autoestima, os pais devem estar atentos a certos hábitos negativos que podem atrapalhar o desenvolvimento das crianças e criar seres humanos com pouca resistência ao fracasso e tendência à perfeição.
Hábitos inadequados na criação dos filhos
Superproteção
O hábito de superproteção pode tornar seus filhos incapazes de lidar com contratempos, falhas e problemas, além de impactar negativamente na autoestima com a busca por validação de terceiros para as próprias ações.
Nesse caso, o ideal é estar por perto, mas com incentivos para seu filho arriscar, experimentar novas atividades e ensinar maneiras de fazê-los aprender com os próprios erros.
Elogios em excesso
- Elogiar as crianças mesmo quando não há necessidade pode favorecer a pressão para que os pequenos façam tudo certo.
- O melhor a ser feito é elogiar os pequenos progressos dos seus filhos, com feedbacks importantes para seu crescimento.
Definição de expectativas irreais
Quando os pais exigem que a criança seja a melhor da turma ou ganhe determinado campeonato, caso não haja planejamento, metas e expectativas reais, o resultado pode ser o oposto.
Assim, para evitar que seu filho desenvolva distúrbios alimentares, depressão ou ansiedade, lembre-se de ajustar as expectativas para a idade do pequeno e planejem algo com significado para ele.
Críticas quando há erros
Quando os pais criticam excessivamente os filhos ao cometer certos erros, na verdade, eles criam uma sensação de inadequação na criança e o medo de fracassar.
Para acertar na hora de criar filhos, é importante compreender que não há erros. Toda oportunidade é um aprendizado para fazer diferente na próxima vez.
Comparação com outras crianças
Comparar seu filho com outras crianças pode fazer com que ele se sinta inferior.
Além de alimentar a crença de que a criança não é suficientemente boa, estimula a competição do seu filho com os colegas, o que é prejudicial.
Resista ao impulso de comparação e concentre-se nos pontos fortes do seu filho.
Comentários estão fechados.