Como cuidar de tulipas

Continue lendo para aprender a cultivar essas belas flores.

As tulipas apresentam flores coloridas que modernizam e enfeitam os ambientes. Apesar de serem conhecidas como símbolo holandês, na verdade as tulipas são originárias da Ásia e chegaram à Holanda apenas em 1560.

Elas pertencem à família Liliaceae e apresentam cores fortes e diversas, chamando a atenção por onde estão.

Tulipas
Tulipas

Cultivar uma tulipa no Brasil é uma atividade complicada, mas não impossível.

O solo e o clima do nosso país não favorecem o desenvolvimento dessas plantas por aqui, mas com dedicação é possível cultivá-la.

Como cultivar tulipas

Tulipas
Tulipas

Vaso

Escolha com atenção o tamanho do vaso em que sua tulipa será plantada. Ele deve ter pelo menos 30 cm e muitos furos de drenagem.

Solo

Prefira colocar o solo em camadas: por baixo, uma camada com pedrinhas, depois uma com terra orgânica e, a de cima, com areia. Dessa forma seu solo será sempre bem drenado, evitando o encharcamento.

Iluminação

Escolha lugares muito ensolarados para cultivar sua tulipa, mas cuide para que elas não peguem Sol o dia todo em excesso.

Regas

Prefira usar borrifadores para não molhar as tulipas em excesso, solos encharcados podem matar sua planta em poucos dias.

Fertilizantes

É importante fertilizar a tulipa no início do outono e da primavera para favorecer o crescimento. Os líquidos são melhores para serem distribuídos igualmente no solo.

Manutenção

Verifique a presença de pragas, como pulgões, e sempre retire folhas e flores velhas e murchas.

O que fazer depois que as flores morrerem?

Apesar das tulipas serem conhecidas por suas flores, depois que elas morrem a planta continua perene e também precisa de cuidados.

Depois que as tulipas secarem, pare de regar e adubar a planta para que ela seque completamente e você possa replantá-la.

Remova as folhas amareladas para dar oportunidade de surgirem novas folhas. Você também pode desenterrar o bulbo para usá-lo no replantio.

Tulipas
Tulipas

Os invernos são sempre os melhores momentos para o replantio, coloquei o lado liso do bulbo para baixo, cubra com 5 cm de mistura contendo terra, areia e matéria orgânica e deixe em um local ensolarado.

As tulipas plantadas em vasos podem ser levadas para locais frescos como garagens e porões para que possam descansar nos meses que antecedem a primavera.

Deixe o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Lembre-se que a tulipa é uma planta muito delicada e que requer cuidados diários para estar sempre bonita.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More