O que é Equinócio? Outono e Primavera

O equinócio marca a chegada do outono e da primavera nos dois hemisférios terrestres. Durante o fenômeno, o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão perto da linha do Equador, e a noite e o dia têm a mesma duração.

0

Equinócio é o momento exato que marca o início da estação da primavera ou do outono. No fenômeno astronômico, o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas perto da linha do Equador.

O equinócio acontece durante os meses de março e setembro, quando há mudança de estação.

No momento do equinócio a luz solar incide de igual maneira sobre o Hemisfério Norte e sobre o Hemisfério Sul.

O dia do equinócio de primavera e de outono pode variar de ano para ano, devido ao ano solar (trópico) ter 365 dias e mais algumas horas (365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos).

O equinócio de outono, também conhecido como Ponto Libra, acontece no hemisfério que transita do verão para o outono e o equinócio de primavera, ou Ponto Vernal, acontece no hemisfério que passa do inverno para a primavera.

O termo equinócio tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite). Durante o fenômeno, o dia e a noite têm igual duração, exatamente 12 horas.

Equinócio de Primavera

O equinócio de primavera, também conhecido como Ponto Vernal, é o momento em que o sol atravessa o Equador de Sul para Norte.

No Hemisfério Sul, onde se encontra o Brasil, o equinócio de primavera ocorre no dia 22 ou 23 de setembro. Já no Hemisfério Norte acontece a situação inversa e o equinócio de Primavera ocorre em 20 ou 21 de março.

Equinócio de Outono

Já o equinócio de outono, ou Ponto Libra, é o momento exato que marca o início do outono, quando o sol atravessa o Equador do Norte em direção ao Sul.

No Brasil, que está localizado no Hemisfério Sul, o equinócio de outono ocorre em 20 ou 21 de março.

Nos países localizados ao norte da linha do Equador (Hemisfério Norte) o equinócio de outono acontece em 22 ou 23 de setembro.

 

Solstício

Os solstícios também são fenômenos astronômicos, mas os eventos marcam o início do verão ou do inverno, em ambos hemisférios terrestres.

Os solstícios acontecem duas vezes ao ano, assim como os equinócios.

No Hemisfério Sul o solstício de verão acontece em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho.

Já no Hemisfério Norte ocorre o contrário: em junho acontece o solstício de erão e em dezembro o solstício de inverno.

Saiba mais em Solstício

Diferença entre Equinócio e Solstício 

 

Veja também:  O que é o Solstício? Como acontece, datas do Solstício

Qual É A Área Da Superfície Da Terra? Camadas Da Terra

O Que São Os Movimentos De Rotação E Translação Da Terra?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.