Como cultivar alho em casa

Se você tem interesse em saber como cultivar alho em casa para deixar sua horta ainda mais rica, não deixe de conferir esse artigo

O alho é uma hortaliça é comum na cozinha dos brasileiros e está em inúmeros pratos, sendo bastante popular no Brasil para temperar e condimentar os alimentos. Entretanto, essa é uma planta originária da Ásia Central e que chegou em terras brasileiras através dos portugueses, na época do descobrimento.

Aprender como cultivar alho em casa é bem simples, mas requer alguns cuidados especiais que valem à pena para ter todos os benefícios que essa hortaliça oferece.

Como plantar

Antes de tudo é importante saber que o alho não gosta de clima muito quente, nem muito frio. O ideal para cultivo é um clima ameno, mas com um período de frio. Isso ajuda na formação dos bulbos, que são os alhos propriamente ditos.

Essa planta não necessita de um solo muito rico, mas esse deve ter uma boa drenagem, por isso aposte em um vaso com furos no fundo.

Você também deve encher 1/3 do vaso com pedras no fundo, para que a água possa escorrer bem. Após essa camada de pedras adicione uma manta de drenagem ou um pedaço de tecido velho.

Depois basta adicionar o substrato e enterrar uma cabeça de alho com cerca de 4cm de profundidade. Caso plante mais de uma cabeça deixe-as separadas por 15cm cada.

Mantenha o vaso em um local bem iluminado e em torno de 8 meses já vai poder colher seus próprios alhos.

Benefícios do alho

O alho apresenta inúmeras propriedades e compostos que podem ajudar o nosso organismo, como:

  • Rico em potássio, magnésio e cálcio;
  • Possui alicina, um composto antimicrobiano que ajuda a eliminar bactérias que afetam a flora intestinal;
  • A alicina e outros compostos sulfurados têm ação antioxidante e protegem as células do nosso corpo dos radicais livres;
  • Melhora a circulação do sangue e diminui a pressão arterial;
  • Tem ação expectorante que ajuda a melhorar as funções respiratórias;
  • Possui enxofre, selênio e colina que protege as células do cérebro e melhora a memória.

Por fim, para aproveitar todos esses benefícios basta consumir um dente de alho por dia, seja no tempero de carnes, em saladas, molhos ou até mesmo em chás.

Agora que você já sabe como cultivar alho em casa, que tal ler outros artigos ainda mais interessantes? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More