Como cultivar espinafre em canteiros?

O espinafre é um folhoso verde-escuro potente para a saúde. Saiba como tê-lo sempre em casa.

O espinafre (Spinacia oleracea), é um vegetal folhoso verde-escuro oriundo da Pérsia. Você certamente se recorda do marinheiro Popeye, dos desenhos, que comia espinafre para ficar forte. Esse vegetal realmente tem muitos benefícios, por isso você vai aprender hoje como cultivar espinafre em canteiros.

Leia mais: Como fazer mudas de plantas para vender

O espinafre é rico em vitaminas do complexo B, além das vitaminas A, D, E e K. Também é fonte de minerais como o cálcio, ferro, magnésio, potássio e fósforo. Por essa razão, confere vários benefícios à saúde, tais como melhora da visão e da pressão, combate aos radicais livres que causam envelhecimento precoce e fortalecimento dos ossos.

Esse vegetal pode ser consumido cru (em saladas) ou em receitas como quiches, tortas, omeletes, suflês, entre outras. Continue a leitura e saiba como ter espinafres lindos no seu próprio canteiro para desfrutar das suas propriedades culinárias e medicinais.

Como cultivar espinafre em um canteiro?

O espinafre é uma planta anual, que geralmente cresce por volta de 30 cm de altura. Quanto ao caule, é curto e as folhas crescem de maneira alternada, simples ou ovaladas no seu entorno.

Confira o passo a passo abaixo e adquira já suas mudinhas para plantar!

Clima

Embora prefira climas amenos, o espinafre resiste bem ao calor e ao inverno. A temperatura mais adequada para o seu desenvolvimento é em torno de 13° C a 20° C. Em locais de temperatura mais elevada, pode ser que o crescimento e a floração ocorram de forma precoce.

Solo

Essa planta tem crescimento bem rápido e requer um solo fértil, com boa disponibilidade de matéria orgânica e nutrientes. Além disso, é importante que seja bem drenado.

Plantio

Deixe as sementes de espinafre de molho por 24 horas antes do momento em que for plantá-las, a fim de facilitar a germinação. Posteriormente, coloque-as no substrato com 1 cm de profundidade. Respeite a distância de aproximadamente 40 cm entre as sementes para que possam se desenvolver de forma plena.

Rega

A irrigação deve ser feita quando o substrato estiver seco, sempre no início das manhãs ou nos finais de tarde.

Colheita

A colheita do espinafre ocorre após cerca de 60 dias do plantio em períodos mais quentes, ou depois de 80 dias em estações mais frias. A fim de identificar se é o momento adequado para a colheita, observe se a planta já tem no mínimo 6 folhas. Para o consumo, colha as folhas mais externas e mais desenvolvidas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More