Você sabia que seu cachorrinho pode contrair o verme da tênia?

Ao saber como prevenir adequadamente essa parasitose, você pode poupar que seu pet sofra com a tênia.

As tênias são parasitas intestinais que podem se instalar nos cachorros. Essa parasitose pode trazer muito desconforto para o seu pet, sendo necessário se atentar aos sinais que ele pode estar te dando. Desse modo, é importante saber como detectar, prevenir e tratar a tênia em cachorros.

Veja também: O vinagre pode ajudar seu cachorro a saber onde urinar

Tênias em cachorros: como detectar?

Isso pode surpreender muita gente, mas as tênias são muito comuns em cachorros. Isso ocorre quando o cachorro ingere uma pulga que esteja infectada com larvas do verme e, assim, esses parasitas se instalam no intestino do animal. Nesse sentido, é muito comum que os cachorros se contaminem ao se limpar, isto é, lambendo seu corpo.

Essa parasitose é muito perigosa, pois os cães muitas vezes não expressam sintomas. Com isso, o verme, que pode chegar até 60 cm, começa a se desenvolver. Sendo assim, se atente à aparição de vermes nas fezes do seu pet, observe se ele está esfregando muito seu traseiro no chão e se está vomitando ou perdendo peso. Esses são alguns dos sinais dessa parasitose e que muitas vezes passam despercebidos. Mas tome cuidado, se atente e evite que isso ocorra.

Como prevenir e tratar?

Prevenir é sempre melhor do que precisar tratar. Sendo assim, utilize produtos de prevenção contra pulgas com frequência, como coleiras antipulgas ou produtos spot-on que são normalmente aplicados no pescoço do animal. Além disso, ao passear ou levar seu cão ao parque, fique sempre de olho nele, evitando que entre em contato com algum local ou animal que não deveria. Em complemento a isso, existem prevenções de parasitas que podem ser tomadas mensalmente e ajudar a evitar a tênia.

Entretanto, caso não seja possível prevenir, existe também o tratamento. Nesse caso, uma opção é o remédio praziquantel, tomado em duas doses com duas semanas de intervalo entre uma e outra. Esse medicamento está disponível tanto para via oral quanto em forma de injeção, e a dose vai depender do peso do cachorro. Ademais, as determinadas prevenções de parasitas também contêm praziquantel e outros medicamentos que interrompem o ciclo de vida da tênia, bem como de outros vermes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More