Como e quanto as pessoas são influenciadas pelos outros?

Uma das expressões que mais representam a nossa tendência de seguir os outros é o chamado “comportamento manada”, entenda.

A vida em sociedade traz muitas consequências em nossa rotina e experiência diária, a começar pela repetição de comportamentos. Isso quer dizer que todos nós nos desenvolvemos a medida em que convivemos e percebemos o próximo. A partir disso é possível pensar o quanto somos influenciados pelos outros, entenda.

Leia Mais: Geração Z: Conheça as suas principais características e seus impactos na sociedade

Muito do que somos reflete o outro

A psicologia do Desenvolvimento Humano demonstra que praticamente tudo o que nós desenvolvemos de personalidade vêm da influência de outros seres humanos. Isso se dá porque nós somos seres muito influenciáveis e que conseguimos nos desenvolver plenamente enquanto estivermos em sociedade.

Dessa forma, o modo como nós nos comportamos e até mesmo nos sentimos é reflexo das nossas relações. A começar com as relações que nós desenvolvemos com os primeiros humanos com quem temos contato, os nossos pais. Mas não só isso, pois outros ambientes, como escola, igreja e círculos de amizade, nos influenciam muito!

Inclusive, é justamente por isso que as ciências sociais conseguem desenvolver estudos sobre comportamentos sociais ou cultura de uma sociedade. Afinal, a cultura nada mais é do que uma repetição de atitudes, hábitos e pensamentos dentre aqueles com quem convivemos em uma sociedade.

Efeito Manada

Para exemplificar melhor essa relação, precisamos falar do que a Psicologia entende como “efeito manada”. Este consiste em repetir comportamentos que são amplamente comuns em uma determinada comunidade. Por exemplo, nós somos mais propensos a gostar ou não gostar de uma pessoa a depender de como a comunidade se relaciona com ela, se gosta ou não gosta.

Ademais, o efeito manada pode se expressar em situações de desespero ou histeria coletiva. Por exemplo, o desespero de uma comunidade sobre uma possível ou suposta catástrofe ambiental pode se espalhar facilmente. Isso se dá por conta da nossa facilidade de levar em consideração o que os outros dizem, ou seja, nos influenciarmos.

Assim, podemos pensar em “epidemias” de desespero que apenas acontecem na cabeça das pessoas de uma comunidade. Como quando um grupo de pessoas vê outro grupo correndo em sua direção, o que automaticamente gera a ideia de perigo, e então logo todos começarão a correr. Esse é justamente o efeito manada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.