Como extrair e fazer muda da costela-de-adão: planta está em alta!

A costela-de-adão costuma crescer no verão e é o período no qual as mudas podem ser extraídas sem causar danos à estrutura. Veja dicas.

Primeiramente, a costela-de-adão é uma planta tropical originária da América Central e do Sul, especialmente do México, Guatemala, Panamá e Colômbia. Ou seja, pertence à família das Araceae, a mesma do antúrio e do copo-de-leite.

Foto: Shutterstock.

Dito isso, o seu nome científico é Monstera deliciosa, que significa “monstruosa e deliciosa”, referindo-se ao tamanho. Também é usada como planta ornamental, pois é fácil de cuidar e se adapta bem a ambientes internos, gerando mudas.

Passo a passo para cultivar mudas de costela-de-adão

  • Separe os utensílios de jardinagem

A princípio, você vai precisar de alguns materiais, incluindo uma tesoura bem afiada e limpa. Esse utensílio será utilizado na hora de cortar mudas de costela-de-adão da planta mãe, que requer um vaso furado e com substrato orgânico.

Outros recursos abrangem a água e o fertilizante voltado a flores ornamentais. Lembre-se de usar luvas e forrar o local, visando evitar sujeira no final do processo.

  • Estas são as características de uma muda saudável

Em segundo lugar, é imprescindível saber identificar se a muda está saudável, a partir de determinados fatores. Por exemplo, as raízes devem ter fibras fortes e brancas, graças à absorção de água e nutrientes. Já as folhagens apresentam uma tonalidade verde e brilhante, e o caule, firme. Logo, a superfície precisa estar livre de doenças, exalando um aroma agradável e suave.

  • Deixe duas folhas e comece a enraizar

Outra recomendação é manter apenas duas folhas e garantir que os caules selecionados continuem amarrados em um nó. Em seguida, corte a área abaixo da parte entrelaçada, mantendo-a submersa na água. Desse modo, quando a raiz atingir 10 cm, é necessário realizar a transferência. Portanto, conclua o plantio no recipiente selecionado, em que a fotossíntese deve começar.

  • Regas e luz solar: saiba o que fazer

Enfim, vale mencionar que costela-de-adão é uma planta que gosta de umidade, mas não de encharcamento. Por esse motivo, regue moderadamente moderação, mantendo o substrato úmido. Nesse caso, use um palito ao verificar se o solo continua seco, indicando que é a hora de regar. Quanto à luminosidade, requer um filtro, de forma que os raios não sejam agressivos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.