5 sinais de que você está vivendo com a síndrome do impostor

Alguns sinais podem indicar que você apresenta um alto grau de sabotagem que pode ser uma síndrome.

As doenças mentais têm sido um dos problemas mais preocupantes deste século. Elas podem afetar sua vida pessoal e profissional de várias maneiras. Uma delas é a síndrome do impostor, que está associada a emoções negativas, como se sentir incapaz, por exemplo. Por isso, é importante saber como lidar com a síndrome do impostor e seus sintomas.

Leia mais: Autossabotagem: entenda seus comportamentos e saiba como vencê-los

O que é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor é um transtorno psicológico que, embora não seja classificado como transtorno psiquiátrico, tem sido amplamente pesquisado. Os sintomas que aparecem são frequentemente os mesmos observados em outros transtornos, como depressão, ansiedade e autoestima baixa.

Nessa manifestação psicológica, sempre existiu um círculo vicioso de autossabotagem e autodepreciação. Esses comportamentos são comuns entre os perfeccionistas, que muitas vezes estabelecem altos padrões para si mesmos e ficam frustrados com seu desempenho quando não os cumprem.

Os sinais e sintomas aos quais você deve ficar atento

Pessoas com síndrome do impostor geralmente exibem uma compilação (não necessariamente todos) dos seguintes comportamentos, portanto, fique atento e procure tratamento, se necessário.

Sente que precisa se esforçar a todo momento

Pessoas com síndrome do impostor acreditam que precisam trabalhar mais do que outras para justificar suas conquistas. Perfeccionismo e excesso de trabalho são usados ​​para ajudar a justificar o desempenho, mas isso pode levar a muita ansiedade e esgotamento.

Autossabotagem

Essas pessoas também acreditam que o fracasso é inevitável e que qualquer um irá te trair a qualquer momento. Então, mesmo sem perceber, você pode preferir se esforçar menos e evitar gastar sua energia em coisas que você acha que não vão funcionar.

Adiar tarefas

Esses indivíduos sempre buscam uma desculpa para adiar o que precisa ser feito ou deixar uma obrigação importante para o último minuto (atrasando, procrastinando). Também é comum levar mais tempo para terminar esses compromissos.

Medo de se expor

É muito normal que as pessoas com essa síndrome evitem aqueles momentos em que possam ser julgadas de alguma forma. Tarefas e carreiras são muitas vezes escolhidas para evitar que elas sejam avaliadas ou criticadas.

Querer agradar a todos

Essa pessoa tenta causar uma boa impressão, buscar o carisma e tem a necessidade de aprovação dos demais à sua volta em todos os momentos, como uma maneira de tentar obter reconhecimento, pelo qual pode até se colocar em uma situação humilhante.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.