Dieta para gastrite: o que comer e o que evitar

Entenda o que causa a gastrite e como a alimentação pode melhorar esse quadro.

Você é daquelas pessoas que tem desconforto no estômago, dores na barriga, queimação e náuseas? Se sim, fique atento, pois esses sintomas podem estar indicando gastrite, uma inflamação do revestimento do estômago que pode perturbar o sistema digestivo. Alguns alimentos podem piorar os sintomas e até desencadear quadros mais graves. Veja como a alimentação pode melhorar esse quadro.

Leia mais: Suco de batata é a bebida que vai te salvar da gastrite

O que é a gastrite?

Segundo a nutricionista Dayse Paravidino, a gastrite é a inflamação das mucosas que revestem e protegem o trato gastrointestinal. Basicamente, isso acontece quando muito ácido é produzido no estômago, eventualmente afetando o revestimento do órgão.

Pode ocorrer de forma aguda ou crônica e é desencadeada por uma variedade de fatores – bactérias, vírus, problemas no sistema imunológico, medicamentos, dieta, estresse e suscetibilidade genética. Logo, sintomas como dor, queimação, gases, inchaço, náusea e vômito são geralmente os mais comuns da doença.

Fatores de risco para gastrite

Embora geralmente tenha uma causa comum, a gastrite pode se desenvolver devido à vários fatores de risco. Então, caso não sejam evitados, eles podem levar a um caso avançado disso. Confira os principais a seguir:

  • Estresse

A tensão frequente estimula a produção de sucos gástricos no estômago. Esta, por sua vez, é maior do que a quantidade normal suportada pelos órgãos, levando à queimação e ao desenvolvimento da doença.

  • Alcoolismo

Quando ingerido, o álcool acaba irritando o revestimento do estômago, causando uma sensação de queimação, seguida de gastrite. Para piorar, as bebidas alcoólicas que são gaseificadas podem exacerbar a irritação do revestimento do estômago, abrindo o caminho para a doença.

  • Utilizar anti-inflamatórios em excesso

Medicamentos anti-inflamatórios usados ​​com frequência podem prejudicar o corpo no momento em que este produz muco para fazer a proteção do revestimento intestinal. Se outros remédios forem usados ​​juntos, o efeito será ainda pior.

Alimentação para gastrite

É por afetar o sistema digestivo que a gastrite está diretamente relacionada à alimentação. Portanto, as pessoas com essa doença precisam revisitar alguns hábitos alimentares para aliviar os sintomas e prevenir crises.

Dessa forma, esses pacientes devem priorizar alimentos naturais e não industrializados, como carnes frescas, ovos, laticínios, frutas, verduras e água. Além das melhorias alimentares, estabelecer uma rotina com menos estresse pode ajudar.

Além disso, as bebidas cafeinadas, com gás e as alcoólicas devem ser evitadas, pois pioram a condição. O mesmo vale para óleos derivados de sementes, alimentos cítricos, alimentos industrializados, salgadinhos açucarados, embutidos e temperos.

Confira outras dicas

  • Reduza a ingestão de alimentos fritos;
  • Busque reduzir o glúten;
  • Não fume;
  • Procure não ficar muito tempo sem comer;
  • Mastigue bem todos os alimentos antes de engolir.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.