Como o sal pode viabilizar a vida extraterrestre?
Segundo pesquisa, a salinidade oceânica poderia favorecer a existência da vida, tanto na Terra quanto em outros planetas.
Sabe-se que a camada de ozônio, os gases e a presença de água e organismos fotossintetizantes são fundamentais para a existência e manutenção da vida na Terra. Porém, o que pesquisadores da Universidade de Purdue descobriram é que o sal marinho pode ter uma significativa influência na habitabilidade, seja na Terra ou em outros planetas. Descubra, agora, como o sal pode viabilizar a vida extraterrestre.
Leia mais: Os buracos negros podem revelar a existência de civilizações extraterrestres
Sal marinho e vida extraterrestre
Pesquisadores realizaram comparações entre os climas dos planetas e quantidades de sal dissolvido na água do mar com o intuito de prever se oceanos mais salgados se relacionam com climas mais quentes, favorecendo assim o surgimento da vida. Dessa forma, a salinidade oceânica poderia favorecer a existência de vida, seja na Terra ou em outros planetas.
Terra primitiva
De acordo com o estudo financiado pela NASA Habitable Worlds e pela NASA Interdisciplinary Consortia for Astrobiology Resarch, a salinidade dos mares e oceanos, na Terra primitiva, pode ter sido fundamental para a sobrevivência de diversas espécies, especialmente quando as taxas de insolação eram menores.
Por que a água dos oceanos e mares é salgada?
Os sais nos mares e oceanos terrestres possuem diversas fontes. Primeiramente, podem ser resultado da erosão de rochas da crosta. Essas partículas de rochas, ricas em metais que reagem com outros elementos e formam sais, são arrastadas pelo vento e pelos rios até os oceanos.
Erupções vulcânicas também liberam gases como dióxido de carbono, cloro e sulfatos, que podem precipitar no oceano e formar sais. Além disso, nos processos vulcânicos que ocorrem nos assoalhos marinhos, é possível que água juvenil – água que estava nas camadas mais internas da Terra – venha a emergir com seus cloretos, iodetos, sulfatos etc. Assim, a salinidade marinha é aumentada.
Comentários estão fechados.