Como pagar o INSS por conta própria?

Venha descobrir como pagar o INSS pela internet e um pouco mais sobre os seus direitos e deveres.

O Instituto Nacional do Seguro Social tem como objetivo organizar o Regime Geral da Previdência Social, responsável por garantir diversos benefícios aos cidadãos, como a aposentadoria. Atualmente, é possível pagar as contribuições ao INSS por conta própria virtualmente. No artigo de hoje, vamos ensiná-lo como fazer o pagamento dessa maneira e tirar algumas dúvidas frequentes a respeito do INSS.

Leia mais: Finalmente INSS divulga lista de nomes de quem vai receber os precatórios

Dúvidas frequentes referentes ao INSS

Hoje em dia, é possível pagar as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social por conta própria. Para isso, basta emitir a guia e fazer o recolhimento a previdência. Fazendo esse pagamento, você terá vários benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, entre outros.

Agora vamos responder algumas dúvidas frequentes a respeito da contribuição ao INSS, confira:

1. Como emitir a Guia da Previdência Social?

Para conseguir emitir a guia, o contribuinte deverá entrar no site da Receita Federal e clicar em emissão de GPS para contribuintes.

Ao preencher os dados e selecionar a competência, ele deverá gerar o GPS e assim poderá imprimir ou copiar o código para efetuar o pagamento pela internet.

2. Qual é o valor fixo utilizado como base para o valor do INSS?

O valor base correspondente ao INSS, é referente ao salário-mínimo, que equivale a 1.212 reais. Todos aqueles que exercem algum tipo de atividade remunerada – CTPS, empregados domésticos, contribuintes individuais – são obrigados a pagar o INSS, visto que, recebem uma remuneração.

Vale ressaltar que a contribuição destes trabalhadores é baseada em sua remuneração. Por exemplo, um contribuinte individual pode fazer uma contribuição de 20% em cima do valor do salário-mínimo e o teto do INSS. Eles também podem contribuir com 11% e ao se aposentar receber o equivalente a um salário-mínimo. Existem pessoas que não exercem uma atividade remunerado, entretanto, querem ter acesso aos direitos previdenciários e por isso fazem uma contribuição de forma facultativa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.