Como plantar alho-poró em casa: confira agora o passo a passo

Fonte de minerais como potássio, ferro e cálcio, o alho-poró é super fácil de cultivar em sua casa.

O alho-poró pertence à família da cebola, do alho e da cebolinha. Além de poder ser consumido cru, cozido, assado ou refogado, esse vegetal cilíndrico coberto de folhas verdes escuras e brancas pode ser cultivado em sua casa. Confira agora o passo a passo de como plantar alho-poró!

Leia mais: Aprenda a plantar alface de um jeito prático e fácil

Como plantar alho-poró?

Primeiro, atente-se à estação do ano na qual você está plantando o vegetal. O alho-poró é uma planta que se desenvolve melhor em climas amenos, com temperaturas variando em torno de 13° a 25°C. Além disso, escolha um local bastante luminoso, porque o alho-poró precisa de, no mínimo, 3 horinhas de sol diárias.

O passo a passo é bem simples, e cerca de 120 a 140 dias após o plantio, o alho-poró já estará pronto para a colheita.

  1. Com as sementes do alho-poró em mãos, coloque-as em uma sementeira com 1 centímetro de profundidade. Utilize cerca de 3 sementes por buraco da sementeira e cubra-as com terra fertilizada.
  2. Deixe em contato direto com a luz solar por, no mínimo, 3 horas diárias.
  3. Regue-os todos os dias com um borrifador até que eles ganhem força e tamanho para levar o vegetal até o seu local de plantio definitivo.
  4. Caso deseje plantar mais de um pé de alho-poró, deixe um espaçamento mínimo de 15 centímetros entre eles.
  5. Mantenha o solo do plantio sempre úmido, sem encharcar. Lembre-se que o alho-poró é um vegetal que gosta de um friozinho a mais. Então, nada de deixar a terra seca!
  6. Na hora da colheita, observe se o talo do vegetal está branco, firme e com as folhas de cima bem verdes. Se estiver assim, ele estará apto para o consumo. Para colher, é só puxar o alho-poró inteiro da terra em que ele está plantado.

Benefícios do alho-poró

O alho-poró é um vegetal pouco calórico e muito nutritivo, porque possui diversos minerais e vitaminas. Como exemplo, temos o cálcio, potássio, ferro e o magnésio, substâncias essenciais para a saúde dos nossos músculos e ossos. Há ainda a presença de vitaminas A e C, essenciais para a visão e aumento da imunidade.

Com essas dicas, agora você já pode ter a sua plantação em casa e utilizar o alho-poró nos mais diversos preparos, com a garantia de uma alimentação nutritiva e saudável.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.