Confira como a mandioca pode ser importante para a saúde e veja como cultivá-la

Confira como plantar mandioca e seus benefícios, veja mais sobre esse alimento rico em nutrientes, clique aqui e conheça

A mandioca é um dos alimentos mais consumidos do Brasil, principalmente nas regiões norte e nordeste onde sua predominância é maior. Macaxeira, Aipim, Maniva, Manaíba, Carimã, Uaipi e Castelinha. Ligados às diferentes regiões, esses são os nomes mais populares.

A mandioca chama atenção pelo seu sabor e é também a matéria prima de alimentos como a farinha de mandioca ou a goma de mandioca. A mandioca pode ser agrupada de duas formas diferentes, como mandioca-brava ou mandioca-mansa. Deve-se atentar com o tipo de mandioca devido ao teor de cianeto produzido em suas raízes, acaba sendo tóxica. Essa substância é encontrada em maior quantidade o tipo de mandioca-brava, não deve ser consumida. A mandioca-mansa é a que mais se encontra nos mercados.

Pensando em todos esses fatores, preparamos para você como plantar mandioca e seus benefícios.

Cuidados com a mandioca

Primeiramente, a escolha do tipo da mandioca deve ser feita de forma correta. Isso porque o cianeto é um elemento tóxico para seres humanos e animais.

Preparando o solo

Fácil de se adaptar a diferentes climas, a plantação de mandioca se localiza em vários pontos do Brasil. Os mandiocais se dão bem em locais com boa distribuição de chuva, certifique-se de plantar na temporada correta para ela dar bons plantios.

A temporada ideal para começar a cultivar é na temporada de chuva, umidade e temperatura desse ciclo é fundamental para o crescimento das raízes da mandioca. A raiz precisa de solos profundos e soltos, preferencialmente os arenosos e de textura média. Plante as raízes com cerca de 25 centímetros de largura e de 5 a 10 centímetros de profundidade.

A mandioca necessita que o solo esteja sempre úmido, mas não deixe que fique encharcado.

Como plantar?

O plantio é feito através de caules de mandiocas adultas, tem que está com raízes de no mínimo 5 cm onde deve ser plantadas em covas de 6 a 10 cm de profundidade. Tem que ter um espaço de 1 metro entre as fileiras e 50 ou 60 centímetros de cada muda. Sendo assim, a mandioca terá um espaço para um crescimento saudável.

Fique atento à umidade do solo, sempre regue as mudas e certifique-se de que está tendo a drenagem adequada, pois pode correr o risco do apodrecimento das raízes.

Hora de colher!

Por fim, a mandioca tem o ciclo de crescimento longo, em torno de 6 meses a 3 anos. Contudo, se atente ao período de seca.  Pois, a mandioca precisa de um clima quente e úmido para crescer saudável. Em seguida, identifique se a raiz da mandioca tem aproximadamente três centímetros de diâmetro ou mais, tendo isso, ela já está pronta para colher e consumir.

Então, gostou de saber como plantar mandioca e seus benefícios? que tal começar a por em prática e introduzi-la a sua rotina?

Gostou desse post? Quer saber mais? Confira: Plantas para dentro de casa – Espécies de plantas ornamentais para cultivar em ambiente interno

você pode gostar também

Comentários estão fechados.