Plante tomilho na sua horta e tenha essa erva à disposição para incrementar seus pratos

Confira dicas simples para cultivar o tomilho em casa.

O tomilho é uma erva aromática muito versátil. É um ingrediente comum em várias receitas, embora seja mais usada para temperar carnes. Seu sabor mais apimentado pode dar aquele toque especial que seu prato precisa para ficar ainda mais potente. Além disso, outra dica é utilizar o tomilho no preparo dos legumes e verduras, bem como sopas e caldos.

Com tantos benefícios assim, quem não gostaria de ter sempre por perto alguns ramos de tomilho fresquinho para utilizar em sua cozinha? Pois hoje iremos te ensinar a como plantar e cultivar tomilho em sua horta caseira. Para saber mais, continue lendo.

Leia também: Cebolinha: uma ótima pedida para quem quer ter uma horta com pouco espaço

Preparando o solo para plantar tomilho

A preparação do solo é uma parte muito importante no plantio do tomilho, pois garante que o ramo se desenvolva sem problemas. Por ser uma planta mais rústica, ela pode ser cultivada tanto em vaso como diretamente no solo, dependendo do seu espaço.

Para a preparação do substrato, recomendamos que você utilize terra, areia ou calcário e húmus de minhoca. Esses três elementos irão garantir que o solo seja bem drenado e rico, de modo que o ramo do tomilho possa crescer mais forte. As medidas para o substrato são: para cada 2 porções de terra, adicione 1 parte de areia (ou calcário) e uma parte de húmus de minhoca.

Para plantar o tomilho a partir de sementes, você deverá utilizar uma sementeira. Assim, quando o ramo atingir cerca de 10 cm de altura, você poderá transferi-lo para o solo. Já no caso das mudas, o plantio pode ser feito diretamente no solo.

Cuidados necessários com o tomilho

À medida em que o seu pé de tomilho for crescendo, você deve se atentar aos cuidados referentes à rega e iluminação. Quanto às regas, os tomilhos não exigem muita água. Verifique sempre se o solo está úmido, nunca deixando totalmente seco, mas também sem deixá-lo encharcado.

Já quanto à luz solar, garanta que o seu tomilho tenha contato direto com a luz solar, pois ele necessita de pelo menos 4 horas diárias de exposição ao sol.

Seguindo esses cuidados, não irá demorar para que você consiga colher alguns ramos para utilizar na cozinha! Então, agora que você já sabe como plantar tomilho na sua horta, que tal separar os materiais necessários e começar sua plantação?

Gostou da dica? Então acesse o Escola Educação e conheça muitas outras dicas que vão facilitar o seu cotidiano.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More