Conversando com adolescentes: em vez de dizer ‘não’, você pode tentar uma dessas formas

A adolescência é uma fase em que os pais sentem muita dificuldade para dialogar com seus filhos. Alguns não têm paciência e resolvem de forma autoritária. Mas em vez disso, tente dizer algumas dessas coisas.

A chegada da adolescência marca uma fase na vida humana de descobrimento e entendimento dos próprios gostos e traços de personalidade. Pais enfrentam, muitas vezes, problemas sobre como se comunicar com seus filhos e acabam por dizer um simples “não”.

Acontece que a paternidade bem sucedida depende de que os pais trabalhem para moldar a independência por meio da razão, do compartilhamento de experiências e de conversas. Quando há essa maior aproximação entre pais e filhos, há maior facilidade de se resolver problemas.

Como conversar com seu filho adolescente

Do ponto de vista de um adolescente, a vida pode ser cheia de “nãos”. Às vezes, enquanto pai ou mãe, você deve dizer não ao seu filho, seja para protegê-lo ou para evitar que sofra. Mas nem sempre essa negativa é recebida da forma como deveria, afinal, os adolescentes estão numa fase de questionamento e, por isso, não entendem o motivo dos pais.

Contudo, em vez de apenas dizer “não”, existem outras maneiras mais adequadas de explicar ao seu filho que ele não pode ou não deve fazer tal coisa.

Tente explicar a motivação do não

Pode parecer simples, mas explicar o porquê do seu “não” é um caminho e pode ajudar o seu filho a compreender suas razões. Em primeiro lugar, às vezes os pais dizem “não” de forma automática, programada, apenas por acharem que algo deve ser feito da forma que pensam ser melhor.

Porém, se você não explica ao seu filho e apenas diz não, ele não irá compreender. Dessa forma, é importante que você, pai ou mãe, pense a real motivação para dizer um não ao seu filho. Se há realmente um fundamento lógico e, se houver, tente explicá-lo ao seu filho. Além disso, quando pensamos no real motivo, acabamos reduzindo o número de “nãos”, muitas vezes por não terem real importância.

Por outro lado, adolescentes também gostam de entender as coisas, apesar de não compreendê-las totalmente. É importante explicar aos adolescentes o motivo de dizermos não. Por exemplo, adolescentes podem se perguntar por que não são permitidos beber álcool e, em vez de dizer um simples não, você pode mostrar as consequências que o álcool traz.

E, por ainda ser jovem, talvez ainda não estejam prontos para lidar com essas consequências. Dessa forma, você pode compartilhar suas histórias e experiências para ajudar seu filho a entender melhor o seu ponto de vista ao dizer não.

A lógica e a narrativa funcionam melhor para um adolescente do que a disciplina. Adolescentes, que têm suas emoções exacerbadas por hormônios, anseiam por independência, mas precisam que o caminho seja mostrado a eles.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.