Como surgiu o Arco Nastapoka? Conheça as hipóteses mais aceitas por estudiosos
Localizado no Canadá, essa intrigante área costeira tem o formato de um círculo quase perfeito.
Não é segredo que, ao observar mapas por satélite ou atlas geográfico, descobrimos diversos mistérios e curiosidades sobre a geografia da Terra. Entre eles está o curioso Arco Nastapoka, localizado no Canadá, mais especificamente na parte oriental da Baía de Hudson.
O que torna o Arco Nastapoka tão curioso é o seu formato quase perfeitamente circular, diferente da maioria das costas, que possuem uma forma “recortada”. Por isso, muitos estudos são realizados para tentar desvendar a origem daquilo que é responsável pela geografia do lugar.
Muitas expedições foram realizadas ao Arco e várias hipóteses foram desenvolvidas para explicá-lo. Elas giram, principalmente, em torno da ação de um grande asteroide ou de uma colisão continental que aconteceu no passado, resultando nesse formato circular.
Hipótese de colisão continental
(Imagem: Reprodução)
A colisão continental é a ideia mais aceita pelos geólogos atualmente. De acordo com um artigo produzido pela NASA, acredita-se que o formato do Arco Nastapoka foi originado devido a um episódio que formou montanhas há 2 bilhões de anos.
Conhecido como orogenia Trans-Hudson, este pode ser o responsável pela primeira formação do continente norte-americano.
De acordo com essa teoria, o Arco Nastapoka não é nada mais do que um vestígio desse acontecimento, ou seja, um limite arqueado de placa tectônica. Portanto, a formação arredondada do local teria origem tectônica.
Com base em estudos de modelagem numérica e levantamentos geológicos regionais, e na ausência de evidências de impacto de um corpo extraterrestre, hoje há um consenso geral sobre a teoria de origem tectônica. Contudo, há aqueles que propõem a hipótese de que o Nastapoka possa ter sido formado por um asteroide.
Hipótese de formação devido a um asteroide
No Canadá, a milhares de quilômetros do Arco Nastapoka, encontra-se o famoso “olho do Quebec”, o Lago Manicouagan. Essa é uma grande bacia de água doce com um diâmetro de cerca de 70 km, caracterizada por um anel muito particular, resultado do impacto de um enorme meteorito.
Dessa forma, durante a formulação das primeiras hipóteses sobre o Arco Nastapoka, acreditava-se que ele poderia ter tomado forma devido ao impacto de um asteroide.
No entanto, um dos fatores que ajudaram a deixar de lado essa hipótese são as dimensões do Arco Nastapoka e o Lago Manicouagan. O lago tem diâmetro de cerca de 70 km, enquanto o Arco tem 450 km. Portanto, estaríamos falando de um meteorito de dimensões nunca antes vistas.
Além disso, um levantamento geológico de campo, realizado na década de 1970, não revelou evidências de um impacto, outro fator que acabou deixando a hipótese de lado.
Contudo, ainda que ela tenha sido deixada de lado, não foi completamente excluída. Estudiosos ainda levantam hipóteses sobre os vestígios resultantes do impacto do asteroide terem sido apagados por processos geológicos ao longo dos anos.
Comentários estão fechados.