Complexo de salvador: Você se responsabiliza por problemas que não são seus?

Ser solidário e prestativo são características admiráveis em alguém, porém em excesso se torna um problema, entenda o porquê.

“Fazer o bem sem olhar a quem” é uma das frases que retrata uma das relações humanas mais interessantes que existe. Afinal, demonstrar solidariedade e compaixão é um dos atos mais bonitos que alguém pode ter. Entretanto, a prática excessiva do bom samaritano não representa uma condição emocional saudável, significando que o complexo de salvador está presente e poucos têm ciência do que está acontecendo.

Por isso, detalhamos os motivos que fazem você se importar demais com problemas alheios e como se livrar dessa situação. Então saiba mais sobre essa condição.

Entendendo o complexo de salvador

Quando uma pessoa está excessivamente preocupada com problemas de terceiros e tenta resolvê-los quase sempre, significa que o complexo de salvador a atingiu. Além disso, a pessoa que desenvolve esse complexo é propícia a se portar como figura materna ou paterna em suas relações, muitas vezes sem saber o motivo. Confira agora por que o complexo de salvador está te afetando:

Falta de confiança nos outros

Na maioria das vezes, pessoas que se consideram as únicas capazes de lidarem com os problemas que não são seus demonstram uma imensa falta de confiança nos outros. Isso pode ter origem por negligência dos seus pais, fazendo com que assumissem uma responsabilidade muito grande desde muito jovens.

Apego inseguro na infância

Quando criança, sempre procuramos nossos pais quando temos um problema para resolver. Entretanto, em alguns casos muitas crianças não acham esse colo, fazendo com que no futuro ela se cobre (inconscientemente) bastante em cuidar dos outros.

Dependência

Devido a inconstante presença dos responsáveis na infância, cria-se a necessidade de a pessoa estar em relacionamentos em que ela vai se tornar a resolutora de tudo. Logo, uma relação de dependência é instaurada e a pessoa se vê na necessidade de assumir a responsabilidade pelos problemas dos indivíduos os quais ela se relaciona. Com isso, o complexo de salvador está instaurado, fazendo com que ela atribua o sucesso do relacionamento com o fato de estar lidando com todos os problemas sozinha.

Incapacidade de dizer “não”

O estabelecimento de limites é imprescindível em relacionamentos, caso não haja, problemas virão a acontecer. Consequentemente, o simples fato de não saber dizer “não” faz com que você se deixe levar pelos outros e, logo depois, estará assumindo os problemas deles.

Caminho para não enfrentar os próprios problemas

Intencionalmente ou não, se responsabilizar por problemas dos outros é uma maneira de se afastar ou fugir dos próprios. Portanto, se preocupar excessivamente com problemas alheios não te dá tempo de lidar com os seus.

Como nunca mais se responsabilizar pelos problemas alheios

Agora que você entendeu os possíveis motivos que te colocaram nessa situação, confira as melhores medidas que você pode tomar para se livrar disso de uma vez por todas:

Guia para a liberdade

  • Reflita sobre por que fazer isso?
  • Identifique o que está fazendo você tomar essa atitude;
  • Transcreva os seus problemas em forma de colunas e os relacione com os dos outros, fazendo com que você seja capaz de diferenciá-los;
  • Comece a dizer “não”;
  • Reforce a sua autoestima;
  • Caso ache viável uma ajuda profissional, não hesite em solicitar.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.