Alerta: 4 problemas para a saúde provocados pelo excesso de açúcar

O açúcar, quando consumido em excesso, pode ser traiçoeiro. Fique atento!

O açúcar pode ser perigoso e extremamente arriscado. Escondido nos alimentos mais gostosos e querido por todos, o produto pode ter um efeito silencioso e destrutivo no corpo. Logo, seu consumo exagerado é muito prejudicial ao organismo, sabia? Muitas complicações de saúde são causadas ​​principalmente pelo alto nível de açúcar no sangue. Confira agora quais são os problemas de saúde mais comuns causados pelo consumo exagerado de açúcar.

Leia mais: Veja 5 formas bem eficazes de cortar o açúcar da alimentação

Complicações causadas pelo consumo excessivo de açúcar

Diabetes também pode ter como causa fatores alimentares

É válido ressaltar que existem muitos aspectos que contribuem para o surgimento do diabetes. Hábitos alimentares ruins, sedentarismo e até o histórico na família são alguns desses aspectos. No entanto, o consumo excessivo de açúcar também pode ser uma das principais causas dessa doença.

Por isso, procure comer doces mais naturais (por exemplo, aqueles feitos com frutas e menos açúcar), mantenha uma alimentação equilibrada, saudável e faça alguma atividade física no seu dia a dia.

Problemas na circulação sanguínea

Problemas de circulação são um dos primeiros sintomas que surgem devido a um consumo excessivo de açúcar. Demasiada glicose no sangue pode fazer com que os vasos sanguíneos sejam bloqueados, levando a complicações cardiovasculares. Portanto, lembre sempre de controlar o seu consumo de doces!

Rins e cérebro podem ser comprometidos

Os rins e o cérebro são dois órgãos vitais no corpo que o açúcar, quando consumido em excesso, pode prejudicar as suas funções e muitas pessoas não sabem. Com alta glicose, o rim se sobrecarrega ao filtrar o sangue, podendo causar problemas no futuro. O cérebro também pode ser prejudicado porque o excesso de açúcar afeta as funções cognitivas.

Curiosidade: falsa impressão de energia!

Os açúcares são ricos em calorias e, por isso, dão a falsa impressão de que podem fornecer mais energia e disposição ao corpo. No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista científica Cell Reports, em agosto de 2021, o excesso de açúcar na dieta faz com que as mitocôndrias (responsáveis ​​pela produção de energia) percam eficiência e reduzam a capacidade do organismo de produzir mais energia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.