Alerta: 4 problemas para a saúde provocados pelo excesso de açúcar

O açúcar, quando consumido em excesso, pode ser traiçoeiro. Fique atento!

O açúcar pode ser perigoso e extremamente arriscado. Escondido nos alimentos mais gostosos e querido por todos, o produto pode ter um efeito silencioso e destrutivo no corpo. Logo, seu consumo exagerado é muito prejudicial ao organismo, sabia? Muitas complicações de saúde são causadas ​​principalmente pelo alto nível de açúcar no sangue. Confira agora quais são os problemas de saúde mais comuns causados pelo consumo exagerado de açúcar.

Leia mais: Veja 5 formas bem eficazes de cortar o açúcar da alimentação

Complicações causadas pelo consumo excessivo de açúcar

Diabetes também pode ter como causa fatores alimentares

É válido ressaltar que existem muitos aspectos que contribuem para o surgimento do diabetes. Hábitos alimentares ruins, sedentarismo e até o histórico na família são alguns desses aspectos. No entanto, o consumo excessivo de açúcar também pode ser uma das principais causas dessa doença.

Por isso, procure comer doces mais naturais (por exemplo, aqueles feitos com frutas e menos açúcar), mantenha uma alimentação equilibrada, saudável e faça alguma atividade física no seu dia a dia.

Problemas na circulação sanguínea

Problemas de circulação são um dos primeiros sintomas que surgem devido a um consumo excessivo de açúcar. Demasiada glicose no sangue pode fazer com que os vasos sanguíneos sejam bloqueados, levando a complicações cardiovasculares. Portanto, lembre sempre de controlar o seu consumo de doces!

Rins e cérebro podem ser comprometidos

Os rins e o cérebro são dois órgãos vitais no corpo que o açúcar, quando consumido em excesso, pode prejudicar as suas funções e muitas pessoas não sabem. Com alta glicose, o rim se sobrecarrega ao filtrar o sangue, podendo causar problemas no futuro. O cérebro também pode ser prejudicado porque o excesso de açúcar afeta as funções cognitivas.

Curiosidade: falsa impressão de energia!

Os açúcares são ricos em calorias e, por isso, dão a falsa impressão de que podem fornecer mais energia e disposição ao corpo. No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista científica Cell Reports, em agosto de 2021, o excesso de açúcar na dieta faz com que as mitocôndrias (responsáveis ​​pela produção de energia) percam eficiência e reduzam a capacidade do organismo de produzir mais energia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More