Torne tudo mais prático e congele seus alimentos da forma correta

Aprenda dicas muito importantes de como congelar a comida da forma correta.

Durante semanas agitadas e dias cheios de tarefas, é comum esquecermos de prestar atenção à nossa alimentação. Para evitar isso, preparar as refeições com antecedência ao longo da semana é uma ótima maneira de economizar tempo, e saber congelar os alimentos te ajuda nessa tarefa. Outra vantagem disso é que essa é uma forma de conservá-los por mais tempo, evitando desperdícios.

Nesse artigo, trouxemos dicas de como fazer isso corretamente, então confira agora como congelar seus alimentos e deixar tudo mais prático.

Leia mais: Aprenda a descongelar a carne de uma maneira super prática

Dicas fundamentais de como congelar alimentos

Tenha a vasilha ideal para cada alimento

O primeiro passo é separar os recipientes ideais.

  • As vasilhas plásticas são uma opção que resiste ao processo de congelamento, pois não deixam escapar cheiro e as tampas devem ser hermeticamente fechadas;
  • Os refratários de vidro conseguem suportar temperaturas variadas, mas não lidam bem com o choque térmico e podem quebrar. Por isso, retire o alimento do forno e deixe esfriar antes de colocá-lo no congelador, ok?
  • As cubas de gelo são ideais para congelar alimentos líquidos, assim como legumes e frutas, que depois serão desenformados e divididos em porções para você fazer sucos e vitaminas.
  • Os sacos herméticos são ótimos para armazenar alimentos como bifes cortados em porções ou até mesmo frutas picadas. Além disso, certifique-se de remover o máximo de ar possível para evitar que as bactérias se multipliquem.

Outra dica importante sobre os recipientes é que não é recomendado congelar pequenas quantidades de alimentos em uma tigela muito grande, justamente para que o ar não tenha muito espaço.

Coloque etiquetas de identificação

Rotule todos os sacos e frascos com o conteúdo e as datas do preparo, pois depois de algumas semanas, você ainda será capaz de dizer a diferença entre todos os alimentos que estão conservados e também saberá quais deve priorizar, de acordo com o tempo de preparo.

Não congele alimentos quentes

É muito importante esperar que a comida que você preparou esfrie antes de levá-la para o congelador. Transfira-a para uma embalagem, feche bem e leve-a ao congelador após isso.

Atenção ao congelar alimentos in natura

Alimentos crus não podem ser congelados mais de uma vez. Assim, é importante que sejam cozidos uma vez que já foram descongelados, ou eles podem acabar estragando. O que você pode fazer é descongelar os alimentos crus, cozinhá-los e depois congelá-los novamente.

Boa sorte!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More