Artefatos históricos que foram descobertos por acaso: confira as histórias de quem achou itens valiosos em seus quintais

Algumas pessoas conseguiram encontrar itens de até 2.200 A.C sem a menor pretensão e em locais rotineiros.

Por vezes, estamos tão entretidos em nosso dia a dia que nos esquecemos que a Terra está cheia de vestígios de antigas civilizações. Por isso, não são poucos os casos de artefatos descobertos por acaso, até mesmo por pessoas em suas próprias casas. Inclusive, algumas das peças são datadas de até 2 mil anos Antes de Cristo! Confira essas histórias impressionantes.

Leia mais: Misteriosas bolas de pedras de 5 mil anos são descobertas em ilhas da Escócia.

Artefatos descobertos por acaso

  • Tesouro escondido

Para quem cresceu acompanhando filmes de caça ao tesouro, encontrar um baú com ouro e pedras preciosas é um sonho distante. Contudo, um casal de britânicos descobriu uma verdadeira preciosidade ao andar na praia de Loe Bar, na Inglaterra.

Primeiro, eles encontraram um lingote de cobre na praia, isso em 1974, e então, 12 anos depois, encontraram uma moeda datada de 600 anos antes. Ambas as descobertas foram ao acaso, mas isso motivou uma equipe de arqueólogos a investigar o local. Dessa forma, foi possível descobrir que havia uma embarcação portuguesa repleta de ouro, datada de 1527, submersa na praia.

  • Uma joia rara

Imagine encontrar um artefato de mais de 3 mil anos em sua propriedade? Foi isso o que aconteceu com um agricultor turco que encontrou uma pulseira hitita ao arar seu terreno para a plantação. Ao anunciar ao Museu do Çorum, confirmou-se a idade e procedência dessa joia feira de prata e cobre. Alguns anos depois, a UNESCO considerou a peça patrimônio da humanidade, um vestígio de um dos primeiros povos a manusear os metais preciosos.

  • Instrumentos de bronze

Mais recentemente, em 2021, mais uma descoberta aconteceu ao acaso, só que dessa vez na Polônia. Um homem estava a trabalhar com a limpeza de algumas rochas em sua propriedade quando descobriu um material de bronze. O mesmo se assemelhava a um martelo. Para lidar com a situação, o homem avisou às autoridades cabíveis, que acabaram descobrindo mais instrumentos. Ao todo foram 12 peças encontradas, que devem ter pertencido aos povos Voivodia que habitaram a região em torno 2.000 a 1.500 a.C.

Todas essas situações nos levam a perguntar: o que poderíamos descobrir caso andássemos com mais atenção pelos lugares? Afinal, um verdadeiro tesouro pode estar em qualquer lugar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.