Confira os 4 melhores chás para amenizar sua gastrite

Preparações apresentam propriedades digestivas, anti-inflamatórias e/ou relaxantes que ajudam a aliviar os sintomas de maneira natural.

Quem possui gastrite normalmente busca algum tipo de chá que amenize os sintomas. Algumas plantas podem ser favoráveis para esta condição, ajudando no tratamento de forma natural.

Leia mais: Conheça 7 benefícios do pepino para a saúde

É o caso daquelas que apresentam propriedades digestivas, anti-inflamatórias e/ou relaxantes, que podem auxiliar principalmente nos casos em que o emocional desencadeia os sintomas da gastrite. A seguir, confira algumas opções de chás que amenizam a gastrite!

Os 4 melhores chás para gastrite

  • Espinheira santa

A espinheira santa é conhecida por suas propriedades antiulcerogênicas, antioxidante e anti-inflamatória, devido aos flavonoides e terpenos, compostos que estão presentes em sua composição.

Além disso, essa planta tem o poder de diminuir a secreção do ácido clorídrico, auxiliando na regeneração do estômago. Ela também possui ação bactericida contra o H. pylori, uma bactéria extremamente comum em pacientes com gastrite. Entretanto, é importante destacar que seu uso é contraindicado para as gestantes.

  • Hortelã

A hortelã também é uma ótima opção, uma vez que auxilia na cicatrização do estômago. Contudo, é contraindicada para quem tem dano hepático grave, gestantes, nutrizes e crianças com menos de cinco anos. Lembrando que em altas doses, ela pode provocar insônia e irritabilidade, portanto é crucial que esse chá seja consumido sem exageros.

  • Guaçatonga

O chá de guaçatonga é um grande aliado para os casos de gastrite, pois possui ação antiulcerosa, antisséptica e cicatrizante. O biciclogermacreno presente na planta, associado aos flavonoides e polifenóis da folha, atua na proteção da mucosa do estômago. Vale ressaltar que essa erva é contraindicada para gestantes e nutrizes.

  • Melissa

O chá de melissa, que também conhecida como erva-cidreira, atua melhorando a digestão e é bastante útil se você possuir questões emocionais. Isso porque sentimentos como ansiedade, tristeza e raiva ajudam a desencadear os sintomas da gastrite, inflamando a mucosa.

Lembre-se de sempre contar com orientação de um médico ou nutricionista responsável para recomendar sua dose diária máxima de consumo desse chá.

Como preparar os chás para amenizar os sintomas da gastrite?

Saiba como preparar de forma fácil estes chás para poder, de fato, usufruir de todos os benefícios que eles oferecem.

  • Chá de espinheira-santa

Modo de preparo:

Para preparar esse chá, leve ao fogo 1 xícara de água e aguarde levantar fervura. Em seguida, retire do fogo e adicione 1 colher (sopa) de folhas secas de espinheira-santa. Tampe e aguarde aproximadamente 10 minutos. Por fim, é só coar e tomar. Recomenda-se tomar até 3 xícaras por dia.

  • Chá de hortelã:

Modo de preparo:

Reserve em uma xícara 3 colheres de sopa de folhas frescas de hortelã. Em seguida, leve ao forno 250 ml de água e espere levantar fervura. Feito isso, despeje a água na xícara com as folhas. Abafe a preparação e espere descansar por cerca de 10 minutos. É possível consumir o chá até 4 vezes por dia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More