Fim do mundo: 5 vezes em que o mundo quase acabou de verdade

Nosso planeta já correu riscos muito maiores do que as pessoas podem imaginar. Veja mais!

A espécie humana parece estar sempre buscando prever o fim do mundo de alguma forma. Já passamos por diversas situações como essas, dentre as quais podemos citar a virada para os anos 2000, o calendário Maia prevendo catástrofes para o ano de 2012 que renderam até filmes e diversos ditos videntes que juraram ter visto o fim de alguma forma. No entanto, realmente já passamos perto de ter nosso planeta destruído. Acompanhe a leitura e descubra as 5 vezes em que o o mundo quase acabou de verdade!

Leia mais: Fauna da Amazônia: Conheça os animais que correm risco de extinção

Nosso planeta já correu riscos muito maiores do que as pessoas podem imaginar, seja por guerras ou por doenças que dizimaram grande parte da população. Confira a seguir.

Guerra Fria

O dia 26 de setembro de 1983 ficou marcado como o dia em que o planeta Terra quase foi dizimado. Os embates entre Estados Unidos e União Soviética ainda eram muito fortes e frequentes, portanto, um simples mal entendido quase gerou a extinção global.

O tenente-coronel Stanislav Petrov estava no comando de um bunker da URSS que foi arquitetado para detectar quando um ataque poderia estar prestes a acontecer. Nesse sentido, a ordem era reagir caso sofressem um ataque nuclear. Certa vez, as sirenes do bunker dispararam e todos interpretaram aquilo como se estivessem sob grande perigo.

Por sorte, Petrov acabou não liberando mísseis, uma vez que se manteve calmo para ver que o equipamento, na verdade, tinha detectado nuvens. Se ele não tivesse agido assim, o mundo de hoje seria bem diferente do que conhecemos.

Tempestade solar de 2012

No ano de 2012, o medo da população mundial a respeito do fim do mundo era tão real que quase causou histeria coletiva. Porém, realmente passamos perto desse acontecimento. No dia 12 de julho, o planeta foi atingido por uma forte tempestade solar que, se tivesse acontecido uma semana antes, hoje poderíamos não estar aqui para relatar.

Peste bubônica

Ao longo do século 14, o continente europeu sofreu uma perda de praticamente metade da sua população, em decorrência da peste bubônica. Esta praga ocasionou cerca de 20 milhões de mortes, sendo considerada uma das piores pandemias da história. Sendo assim, por mais que não tenha afetado todo o mundo, a doença teve um poder altamente destrutivo.

Erupção vulcânica colossal

Há aproximadamente 70 mil anos, aconteceu uma forte erupção vulcânica em Sumatra, na Indonésia. O impacto do fenômeno teve consequências graves para aquela região, além de ter tido a capacidade de afetar as temperaturas globais. Nesse sentido, foi relatado, inclusive, que o sol teria ficado “mais fraco” por um certo período de tempo.

Varíola

A varíola foi uma doença capaz de afetar diversas populações ao redor do mundo. Estima-se que entre 20 a 60% dos infectados acabavam morrendo, enquanto outra grande parte ficava com graves sequelas. No entanto, hoje temos acesso a uma vacina bem eficaz contra a doença, e com isso, houve o sucesso no combate à doença.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.