Confira as próximas datas de pagamento do PIS/Pasep
O abono salarial é pago com base no mês de nascimento do trabalhador ou nos números finais da sua inscrição profissional.
Muitos brasileiros têm direito a receber o abono do PIS/Pasep. Contudo, muitos sequer sabem da existência desse abono salarial.
Confira abaixo quem tem direito ao benefício e qual é a data do próximo, que inclusive irá acontecer no mês de junho.
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
Em 2023, esse abono vai favorecer tanto os funcionários públicos, que recebem o Pasep, quanto os da iniciativa privada, que fazem jus ao PSI. No entanto, apenas quem trabalhou por pelo menos 30 dias no regime CLT no ano-base 2021 terá direito a receber um salário mínimo, que é o valor pago no PIS/Pasep.
Mas, fique atento: para ter direito, o trabalhador precisa ter recebido até dois salários mínimos nesse mesmo período. Quem recebe acima desse valor é inelegível para o PIS/Pasep.
Também é necessário que o trabalhador seja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e não tenha nenhuma pendência u conflito nas informações pessoais contidas na plataforma RAIS ou e-Social.
Quando serão os próximos pagamentos do PIS/Pasep?
O pagamento dos lotes do PIS, que abona os trabalhadores da iniciativa privada, segue a ordem de nascimento do beneficiário, ou seja, são considerados os meses de aniversário para a montagem do calendário de pagamentos.
Já para os servidores públicos, o calendário é feito com base no número final da inscrição do trabalhador no seu serviço.
Como exemplo dessa dinâmica, trabalhadores do setor privado que nasceram entre setembro e outubro receberão o pagamento do PIS 2023 no dia 15 de junho.
Enquanto isso, servidores públicos com a inscrição final 6 e 7, que são equivalentes aos meses acima citados, também recebem no dia 15 de junho.
Comentários estão fechados.