Começam as impressões da nova CNH 2022; veja como tirar a sua

Além das novidades na estética, a nova documentação também garante maior facilidade no entendimento das informações.

Os recém habilitados, que deverão receber a carteira a partir de agora, já receberão um modelo totalmente diferente. Isso porque irá se iniciar a impressão da nova CNH 2022 a partir de 1º de junho, de modo que o novo formato se tornará o padrão.

Porém, isso não quer dizer que todos deverão trocar o documento agora, já que o plano de transição é gradual. Por outro lado, quem quiser receber uma carteira nova, muito mais moderna e prática, pode fazer a solicitação.

Leia mais: Mudanças na CNH, entenda o que muda com o novo documento. 

Mudanças na aparência

A principal mudança no que diz respeito à aparência da nova CNH está no uso das cores verde e amarela, uma vez que antes havia apenas um tom de verde escuro. Há ainda outros detalhes importantes e funcionais, como a assinatura do condutor logo abaixo da foto, bem como a melhor disposição das informações pessoais.

Por exemplo, haverá na própria carteira a devida informação de quais veículos o condutor pode dirigir, por meio do desenho em silhueta de modelos de carro e moto. Sem falar que a nova CNH dará destaque à informação acerca do uso profissional do veículo, como em caso de taxistas ou motoristas de entrega.

Vale mencionar que também haverá mais destaque para a identificação de carteira provisória e carteira definitiva. No primeiro caso, haverá a identificação com a letra P, e no segundo caso, com a letra D. Outro fator que chama a atenção é a disposição de informações sobre o estado de saúde do motorista.

Dessa forma, será possível encontrar questões como tipo sanguíneo, possíveis doenças e problemas de saúde e afins. Assim, em caso de emergência, outras pessoas e profissionais saberão melhor lidar com as demandas.

Preciso trocar minha habilitação logo?

Embora o novo modelo seja agora a versão original do documento, não há necessidade de pressa para emitir uma nova carteira. Segundo o Governo Federal, toda a mudança deverá acontecer de modo gradual, por meio das renovações, segundas vias e emissão de carteira para novos motoristas. Dessa forma, espera-se rapidamente superar o número dos modelos antigos.

Logo, você tem a escolha de renovar a sua CNH mais rápido para usar logo a nova documentação, ou então esperar o vencimento previsto na carteira antiga para solicitar o documento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.