Nova CNH: Entenda quais são as mudanças do documento

A partir do dia 1º de junho a nova CNH será implementada com algumas mudanças.

A resolução 886, publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito ainda em dezembro de 2021 entrará em vigor no dia 1 de junho, apresentando o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A nova CNH incluirá uma série de mudanças, que vão desde uma aparência mais moderna até recursos de segurança e novas subcategorias.

Por isso, confira neste artigo quais serão as transformações desse documento.

Leia mais: Cédulas de Real raras são as notas mais valiosas no mercado de colecionadores

Confira as mudanças na CNH que começarão a valer a partir do dia 1º de junho

Fundamentalmente, a nova Carteira de Motorista mudou principalmente três pontos, sendo eles: o visual, itens de segurança e novas subcategorias. Em termos de mudanças visuais, o documento deixará de ser predominantemente verde para incorporar as cores da bandeira brasileira (verde e amarelo).

Foto: Reprodução/Contram

 

Além da cor, outra mudança é a posição da assinatura do motorista, que será exibida logo abaixo da foto, ao contrário de como funciona agora. O novo documento incluirá um quadro com silhuetas de vários tipos de veículos, que será acompanhado de um código de categoria que cada condutor estará autorizado a operar.

Documentação será ainda mais segura

Em termos de segurança, o novo modelo de Carteira de Motorista seguirá um padrão europeu em que será apresentará uma segurança maior para a CNH. Teremos uma distinta tonalidade fluorescente que brilha no escuro entre os dispositivos de segurança, além de outros itens que só podem ser vistos com luz ultravioleta.

O QR Code, disponível desde 2017, continuará a ser impresso, com o objetivo de permitir a validação de documentos tanto online como offline. Um holograma também estará presente na metade inferior do documento.

Novas subcategorias

As categorias existentes (A, B, C e D) serão mantidas como estão, mas o dígito 1 agora será colocado na frente da letra para identificar quais veículos os motoristas podem dirigir. No entanto, ainda não está claro como serão definidas as novas subcategorias de habilitação, que substituirão as atuais A, B, C e D.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More