Atividades que as escolas deveriam adotar para garantir um melhor desenvolvimento das crianças
Veja as atividades que os professores podem realizar durante as aulas que deixarão seus alunos muito mais preparados para as situações do dia a dia.
A escola tem uma enorme importância no desenvolvimento e na personalidade das crianças. Nesse ambiente, é possível passar diversos conhecimentos para elas, desde ensinar o que é certo e o que é errado, até a trabalhar em grupo. Isso acontece porque em uma grande parte das nossas vidas ela está presente, principalmente na fase principal, que é a infância.
Sendo assim, a escola tem um grande papel na questão do desenvolvimento, personalidade e aprendizado de habilidades. Por isso, neste artigo vamos falar sobre algumas atividades que garantem um melhor desenvolvimento, no geral, das crianças, e que as escolas deveriam adotar.
Leia mais: Estratégias que escolas podem adotar para driblar os desafios de aprendizado
Considerando o cenário em que estamos vivendo atualmente, e que a cidadania de todos os indivíduos têm um papel global, o que as pessoas, principalmente os pais de uma criança, esperam é que elas consigam se adaptar a cenários dinâmicos. Isso porque, quando saírem das escolas, elas ficarão expostas a inúmeras informações e a pessoas de todos os tipos. Por esse motivo, é preciso que em situações diversificadas os alunos sejam sempre muito conscientes e tenham seus valores.
Atitudes que as escolas podem ensinar a seus alunos
Existem inúmeras habilidades que as escolas podem ensinar para os seus alunos. Entre elas, estão: responder a conflitos, se expressar sempre de forma clara e responsável, desenvolver tanto a autoconsciência pessoal quanto a social, e tratar todo mundo sempre de forma muito respeitosa.
Os professores, juntamente com outros membros da escola, podem fazer com que isso aconteça de várias formas. Porém, a principal e mais utilizada, pois os alunos costumam aprender de forma mais rápida, é por meio de atividades. Desta maneira, os alunos aprendem coisas importantes de forma lúdica e divertida, fazendo com que eles se interessem muito mais por aquilo que está sendo mostrado.
Atividades que as escolas podem realizar para garantir habilidades interpessoais
Atualmente, é essencial que os professores, ao organizar os seus horários e aulas, dediquem algum tempo à aprendizagem emocional e social. Isso fará com que os alunos fiquem mais preparados para todas as situações que terão que enfrentar no mundo real. Os professores podem fazer isso através de atividades como:
Trabalhos em grupo
Depois que saímos da escola, várias vezes trabalhamos em grupo, de forma colaborativa. Por isso, introduzir um trabalho em grupo para as crianças na escola é algo que vai trazer diversos benefícios para elas, entre eles uma oportunidade de definir metas, seguir suas funções e chegar a um resultado dentro do tempo esperado e por meio de discussões com outras pessoas.
Os professores podem trazer isso para as salas de aula propondo trabalhos em grupo autênticos e estabelecendo normas para esses trabalhos colaborativos. Sendo assim, eles podem utilizar quebra-cabeças, cabeças numeradas, círculos de vozes e muitas outras atividades.
Feedbacks de colegas
Outra maneira também muito eficaz é através de conversas construtivas entre todos da turma, envolvendo-os nos feedbacks dos seus colegas. Ao fazer isso, o aluno desenvolve uma habilidade social que é essencial. Os professores podem fazer isso através de atividades onde alguns alunos podem responder ou corrigir o trabalho feito por outros. Assim, os estudantes desenvolvem o hábito de articular seus pensamentos de forma muito mais eficaz.
Tempo do círculo
O tempo de círculo é aquela atividade que os professores propõem e a turma toda senta em um círculo fechado. O objetivo principal dessa atividade é fazer com que os alunos nomeiem suas emoções e as articulem.
Esse é um ótimo exercício, principalmente para os alunos com idades onde os sentimentos estão começando a aparecer, pois assim eles aprendem a lidar com eles o quanto antes. Sendo assim, eles podem fazer com que, a partir dessa atividade, os alunos falem aquilo que estão sentindo naquele momento, como algo que tenha feito eles sentirem raiva, ou até mesmo deixar em aberto para que cada um fale aquilo que quer.
Comentários estão fechados.