Plantando a Zínia: Saiba como cultivar essa linda planta em casa!

De origem mexicana, a Zínia se adaptou muito bem ao Brasil e é ideal para enfeitar jardins e quintais.

Sendo uma planta nativa do México, a Zínia se adaptou bem ao clima quente brasileiro. Sua beleza exuberante e tamanho pequeno, fazem dela uma planta ideal para jardins, vasos, muros e quintais. Portanto, confira agora como cultivar a Zínia em casa. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Cultivando a Zínia

A Zínia pode atingir uma altura de aproximadamente quinze centímetros até um metro. Suas flores florescem e murcham num período de um ano. Elas são muito adeptas ao sol e não curtem climas frios. Ademais, são flores de fácil cultivo e chamarizes de borboletas. Sendo assim, se você ama um jardim florido e enfeitado, a Zínia é uma ótima alternativa.

Adubando o solo

O cultivo dessa planta precisa acontecer em solo balanceado e adubado. Para isso, você poderá utilizar um fertilizante orgânico antes de começar a colocar as sementes na terra.

Ademais, alimentar a Zínia com fertilizante enriquecido de nitrogênio será de extrema importância, principalmente em épocas de calor como o verão, assim, você garante que ela floresça sempre.

Local a ser plantada

A Zínia é muito adepta ao calor e precisa de incidência solar direta, fazendo dela uma ótima opção para aqueles que vivem em cidades quentes. Todavia, não são muito resistentes à temperaturas baixas e clima frio.

Sendo assim, para que sua planta cresça de forma saudável, plante-a em local aberto e evite que o solo fique constantemente úmido, uma vez que, terra molhada não é favorável para a espécie, podendo causar fungos e doenças. Regue somente o caule da planta, nunca suas folhas.

Porém, se você vive em uma área que tem fortes chuvas em algum período do ano, plante sua Zínia em local coberto, mas que ainda assim receba luz solar durante o dia.

A hora ideal para se plantar a Zínia

Ela pode ser plantada em qualquer período do ano, mas é recomendado fazer o seu plantio no início da primavera, para que assim, quando o verão chegar, ela já tenha crescido e florescido. Sua floração começa entre 45 a 70 dias após a germinação.

Cuidados especiais

Por fim, para manter sua planta sempre linda e saudável é fundamental fazer sua manutenção. Utilize fertilizante para protegê-la de fungos e doenças, pelo menos, a cada bimestre.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.