Substitua os derivados de leite nas suas receitas

Veja como trocar ingredientes que contém leite e que quase toda receita leva na sua composição.

Cada vez mais as pessoas estão optando por reduzir o seu consumo de leite e derivados, seja por uma questão de saúde (intolerância ou alergias) ou por uma nova consciência (por exemplo, veganismo). Com isso é importante se pensar em algumas substituições de laticínios nas receitas. Veja algumas das opções que separamos abaixo!

Leia mais: Alguns alimentos podem concentrar mais cálcio que o leite: confira!

Trocas para substituir os laticínios

  • Leites vegetais: aveia, soja ou arroz

O leite é uma das substituições mais comuns e, hoje em dia, mais fáceis, encontrando diferentes opções para todos os gostos e bolsos. Com isso, o leite da soja, de aveia e de arroz são os mais comuns de se achar em mercados. Desta forma, o leite de origem animal pode ser  facilmente substituído nas receitas.

Essas opções podem ser versáteis e também funcionais, como o leite de aveia que ajuda no fluxo gastrointestinal, por exemplo. O leite de soja, por sua vez, é uma importante fonte de cálcio. Já o leite de arroz se torna uma ótima alternativa por ter um gosto neutro, sem comprometer o sabor da receita. Sem contar que todos esses substitutos podem ser feitos em casa.

  • Leite de coco

Essa opção também é muito popular, mas se encaixa melhor em receitas mais doces, já que o seu sabor é mais específico e marcante.

  • Outras opções para substituir o leite animal

Além das opções citadas acima, os chás também são considerados ótimas substituições nas receitas em que o leite é o líquido principal. Outra opção interessante é usar o suco da fruta ou água de coco para algumas receitas específicas, como vitaminas, por exemplo.

Outras substituições de derivados do leite

  • Tire a manteiga e use o azeite

Essa é uma opção muito interessante para os amantes de azeite. Ele também vai derreter no pão quentinho, por exemplo, e oferece um sabor ainda mais marcante.

  • Cheesecake com castanhas

Para que essa receita seja feita da forma correta, você precisará deixar as castanhas de molho na água por pelo menos oito horas, e depois fazer um creme com elas (batê-las com óleo de coco, suco de limão e açúcar). Use esse creme no lugar do cream cheese e ficará delicioso!

  • Sorvete com bananas congeladas

Essa é a clássica receita de um sorvete simples, sem leite e bem docinho. Congele as bananas e depois bata-as no liquidificador, e ela vai servir de base para qualquer sabor de sorvete.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More